O apoio aos utilizadores das Bibliotecas da UA no bom uso da informação.
Palavras-chave:
Referências bibliográficas, Formação de utilizadores, Literacia de informação, MendeleyResumo
As constantes e rápidas evoluções na tecnologia, nos sistemas de informação e nas plataformas de acesso a conteúdos digitais baseadas em redes de informação, bem como o acesso generalizado às ferramentas de Web social estiveram na base das tendências atuais no Ensino Superior, no que diz respeito aos processos de descoberta, acesso e uso da informação nos domínios do ensino/aprendizagem (1).
Efetivamente, o ensino universitário procura cada vez mais formar profissionais com espírito crítico e reflexivo aproximando-os o mais possível da realidade. No que concerne à investigação, existe um grande foco na avaliação, na necessidade de publicar, preferencialmente em revistas com fator de impacto, divulgar a produção científica, bem como de ser citado. Todas estas estratégias têm como objetivos obter impacto e aumento da visibilidade na Web, tanto dos investigadores, da produção científica, dos dados que produzem, como da própria Instituição, num contexto cada vez mais competitivo (2).
Neste sentido, a gestão das referências bibliográficas é um processo essencial para a comunidade académica e científica, tanto ao nível da aplicação correta das citações e referências bibliográficas, como no uso e reutilização da informação. Ao longo dos anos, as bibliotecas da UA definiram linhas estratégicas de ação no sentido de desenvolver e implementar serviços e recursos com o objetivo de dotar os seus utilizadores de competências no processo de descoberta, produção, avaliação e uso da informação científica para a construção do conhecimento de forma ética (3).
Com este poster, pretende-se apresentar as atividades desenvolvidas pela área de recursos eletrónicos e apoio ao utilizador das bibliotecas UA, ao nível da gestão de citações e referências bibliográficas de acordo com normas e estilos bibliográficos devidamente selecionados.
Referências
ACRL Research Planning and Review Committee. 2016 Top Trends in Academic Libraries: a Review of the Trends and Issues Affecting Academic Libraries. Coll Res Libr News [Internet]. 2016;77(6):274–81. Available from: http://crln.acrl.org/content/77/6/274.full.pdf+html
Englander K. Writing and Publishing Science Research Papers in English. 2014;(Garfield 2006). Available from: http://link.springer.com/10.1007/978-94-007-7714-9
ACRL. Framework for Information Literacy for Higher Education [Internet]. 2016. Available from: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework