Submissões

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Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 4MB)
  • URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto está de acordo com as instruções aos autores: fonte Calibri, 11pt, espaço simples, espaçamento entre parágrafos de 6pt antes e depois, ajustado à margem esquerda; o título e o(s) nome(s) do(s) autor(es) em bold 12pt. O nome do orador deve estar sublinhado; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto na identificação do orador e em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

     

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • Foram seguidas as informações para uma correta revisão por pares, instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares.

Instruções para Autores

tar Instruções para AutoreSUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO E SHORT COMMUNICATION

 

REGRAS DE APRESENTAÇÃO E FORMATAÇÃO 

O título deve ser o mais preciso possível, evidenciando claramente o assunto e não deve conter abreviaturas.
O autor correspondente deve criar o seu perfil na plataforma e adicionar, no formulário do sistema, todos os autores do trabalho, respetivos endereços eletrónicos e afiliações institucionais.
O texto da proposta de comunicação ou short communication não deve incluir, em momento algum, a identificação dos autores, de modo a garantir uma revisão imparcial e anónima.

As propostas de comunicação e short communication devem ser submetidas através do Sistema de Publicação da APDIS (ver instruções) até ao dia 30 de junho de 2023.

 

PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO

As propostas de comunicação podem contemplar investigação original, estudos de revisão e de caso, ensaios, relatos de experiências e relatórios de projetos.
A estrutura das propostas deve obedecer, sempre que possível, às secções: Introdução, Objetivos, Método, Resultados, Discussão e Conclusões.
As propostas de comunicação deverão ser limitadas a um máximo de 500 palavras.

 

PROPOSTA DE SHORT COMMUNICATION

As propostas de short communication podem contemplar experiências de trabalho e projetos, em curso ou recentemente concluídos, mas também outras vertentes de trabalho em bibliotecas da saúde que possam beneficiar da exposição pública.
As propostas de poster deverão ser limitadas a um máximo de 500 palavras.

 

PALAVRAS-CHAVE

Podem ser apresentadas entre 3 e 6 palavras-chave, separadas por “;” (ponto e vírgula).

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Os autores devem apresentar entre 3 e 5 referências bibliográficas e usar a norma de Vancouver (Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals) – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256

 

NOTA: Não serão consideradas as propostas que não preencham estes requisitos.

 

TEXTO COMPLETO DAS PROPOSTAS ACEITES

 

COMUNICAÇÕES

Todas as comunicações aceites devem ser submetidas em formato completo e final, de acordo com as normas e o formato definidos para as XV Jornadas APDIS (ver template de comunicações), até dia 22 de outubro de 2023.

As comunicações deverão ser limitadas a um máximo de 5000 palavras, e deverão incluir um resumo com um máximo de 500 palavras. Os detalhes relativos ao formato final em que as propostas de comunicação deverão ser submetidas encontram-se abaixo:

Formato do texto 
Os artigos devem ser submetidos em Microsoft Word, fonte Calibri, 11pt, espaço simples, espaçamento entre parágrafos de 6pt antes e depois, ajustado à margem esquerda. O título e o(s) nome(s) do(s) autor(es) devem estar em bold 12pt. 

Título 
O título deve ser o mais preciso possível, evidenciando claramente o assunto e não deve conter abreviaturas. 
O(s) autor(es) deve(m) indicar nome, afiliação institucional, cidade, país e o endereço de correio eletrónico. O nome do orador deve estar sublinhado.

Resumo 
O resumo deverá, sempre que possível, ser apresentado de forma estruturada: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão/Conclusões.
O resumo não deve exceder as 500 palavras e deve ter versão em português/espanhol e inglês.

Palavras-chave
As palavras-chave não devem exceder as 6 (seis) e devem ser colocadas depois do resumo separadas por “;” (ponto e vírgula).

Secções 
O texto deverá, sempre que possível, ser estruturado em secções, por ex. Introdução, Questões/Objetivos, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões. Os títulos das secções devem estar a bold e não numerados.

Figuras e tabelas 
Devem ser inseridas ao longo do texto, alinhadas à margem esquerda, em numeração árabe. As figuras devem apresentar a legenda em baixo e as tabelas o título em cima. Acrónimos e abreviaturas devem ser explicados quando aparecem pela primeira vez.

Agradecimentos
Devem figurar numa secção separada no final do texto.

Referências bibliográficas
Os autores devem usar a norma de Vancouver (Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals) – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256

 

SHORT COMMUNICATIONS

Os textos finais das short communications aceites devem ser submetidos, de acordo com as normas e o formato definidos para as XV Jornadas APDIS (ver template de short communications), até dia 22 de outubro de 2023.

Formato do texto
O texto deve ser submetido em Microsoft Word, fonte Calibri, 11pt, espaço simples, espaçamento entre parágrafos de 6pt antes e depois, ajustado à margem esquerda. O título e o(s) nome(s) do(s) autor(es) devem estar em bold 12pt.

Título
O título deve ser o mais preciso possível, evidenciando claramente o assunto e não deve conter abreviaturas.
O(s) autor(es) deve(m) indicar nome, afiliação institucional, cidade, país e o endereço de correio eletrónico.

Resumo 
O resumo deverá, sempre que possível, ser apresentado de forma estruturada: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão/Conclusões.
O resumo não deve exceder as 500 palavras e deve ter versão em português/espanhol e inglês.

Agradecimentos
Devem figurar numa secção separada no final do texto.

Referências bibliográficas
Os autores devem usar a norma de Vancouver (Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals) – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256

 

Mais informações disponíveis no site das XV JORNADAS APDIS em informação aos autores

Posters

As propostas de comunicações deverão ser apresentadas através de um resumo com 1000 a 1500 palavras, inclusão de 3 a 5 palavras-chave. Resumos que não preencham estas condições não serão considerados.

As propostas de comunicações, integrando título, resumo e informação de contacto do(s) autor(es), deverão ser submetidas até 5 de Janeiro de 2014.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.