O apoio aos utilizadores das Bibliotecas da UA no bom uso da informação.

Autores/as

  • Ana Bela Martins Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro
  • Bella Nolasco Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro
  • Cecília Reis Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro
  • Cristina Cortês Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro
  • Diana Silva Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro
  • Susana Dias Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro
  • Susana Andrea Martins Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro
  • Maria do Céu Vieira Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Palabras clave:

Referências bibliográficas, Formação de utilizadores, Literacia de informação, Mendeley

Resumen

As constantes e rápidas evoluções na tecnologia, nos sistemas de informação e nas plataformas de acesso a conteúdos digitais baseadas em redes de informação, bem como o acesso generalizado às ferramentas de Web social estiveram na base das tendências atuais no Ensino Superior, no que diz respeito aos processos de descoberta, acesso e uso da informação nos domínios do ensino/aprendizagem (1).

Efetivamente, o ensino universitário procura cada vez mais formar profissionais com espírito crítico e reflexivo aproximando-os o mais possível da realidade. No que concerne à investigação, existe um grande foco na avaliação, na necessidade de publicar, preferencialmente em revistas com fator de impacto, divulgar a produção científica, bem como de ser citado. Todas estas estratégias têm como objetivos obter impacto e aumento da visibilidade na Web, tanto dos investigadores, da produção científica, dos dados que produzem, como da própria Instituição, num contexto cada vez mais competitivo (2).

Neste sentido, a gestão das referências bibliográficas é um processo essencial para a comunidade académica e científica, tanto ao nível da aplicação correta das citações e referências bibliográficas, como no uso e reutilização da informação. Ao longo dos anos, as bibliotecas da UA definiram linhas estratégicas de ação no sentido de desenvolver e implementar serviços e recursos com o objetivo de dotar os seus utilizadores de competências no processo de descoberta, produção, avaliação e uso da informação científica para a construção do conhecimento de forma ética (3).

Com este poster, pretende-se apresentar as atividades desenvolvidas pela área de recursos eletrónicos e apoio ao utilizador das bibliotecas UA, ao nível da gestão de citações e referências bibliográficas de acordo com normas e estilos bibliográficos devidamente selecionados.

Biografía del autor/a

Ana Bela Martins, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde 2007. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Está ligada à Universidade de Aveiro (UA) desde a data da sua criação, tendo promovido a constituição da Mediateca da UA, uma biblioteca dedicada às Ciências da Educação, em 1985, que coordenou durante uma década. Neste período desenvolveu na UA a área da Indexação, tendo coordenado a edição do Thesaurus LINCE: Vocabulário Controlado na área da Educação.

De 1995 a 2007 dirigiu os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro, tendo lançado um conjunto de projetos que permitiram reforçar a imagem da Universidade de Aveiro a nível nacional e internacional.

Bella Nolasco, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Licenciada pela Universidade de Coimbra em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica, é técnica superior nas Bibliotecas da Universidade de Aveiro, desde abril de 2009.

Na Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador, desempenha funções ligadas à gestão de informação e helpdesk no RIA – Repositório Institucional da UA e no PROA-UA, plataforma de revistas científicas/académicas da UA; à criação e disponibilização de conteúdos e tutoriais Web de apoio ao utilizador; à formação de utilizadores e ao serviço de referência e apoio a pesquisas.

Cecília Reis, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Licenciada em Ciências da Informação e da Documentação na Universidade Aberta, é assistente técnica nas Bibliotecas da Universidade de Aveiro, desde novembro de 1995.

Na Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador, desempenha funções ligadas à gestão dos sites Web institucionais dos SBIDM e plataformas colaborativas, difusão de informação, criação e disponibilização de conteúdos e tutoriais Web de apoio ao utilizador, formação de utilizadores, serviço de referência e apoio a pesquisas.

Cristina Cortês, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, com Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade Fernando Pessoa e Licenciatura em Documentação e Arquivística, pela Universidade de Aveiro. É Investigadora no INET - MD, Instituto de Etnomusicologia (FCSH - UNL | DECA - UA | FMH - UL | ESE- IPP).

Desde 1994 desenvolve sua atividade profissional nas Bibliotecas da Universidade de Aveiro, onde atualmente é coordenadora da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador.

Susana Dias, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Licenciada em Documentação e Arquivística, é técnica superior nas Bibliotecas da Universidade de Aveiro, desde 1995. Na Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador, colabora na implementação de projetos para o desenvolvimento de competências de literacia de informação, na conceção do plano de formação de utilizadores; no desenvolvimento de conteúdos e tutoriais web de apoio ao utilizador, na realização de sessões de formação e no serviço de referência e apoio à pesquisa de informação.

Susana Andrea Martins, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Licenciada em Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro, possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É técnica superior nas Bibliotecas da Universidade de Aveiro, desde novembro de 2008, sendo responsável pelo Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais.

Na Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador desempenha também funções ligadas à criação e disponibilização de conteúdos e tutoriais Web de apoio ao utilizador; à formação de utilizadores e ao serviço de referência e apoio a pesquisas.

Maria do Céu Vieira, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Mestre em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, com Pós-Graduação em Ciências Documentais, pela Universidade Portucalense e Licenciatura em Ciências Históricas, pela Universidade Portucalense. É técnica superior nas Bibliotecas da Universidade de Aveiro, e desempenha funções na Biblioteca Domingos Cravo, desde janeiro de 2004. Na Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador, tem desempenhado funções ligadas à formação de utilizadores e serviço de referência e apoio à pesquisa de informação.

Citas

ACRL Research Planning and Review Committee. 2016 Top Trends in Academic Libraries: a Review of the Trends and Issues Affecting Academic Libraries. Coll Res Libr News [Internet]. 2016;77(6):274–81. Available from: http://crln.acrl.org/content/77/6/274.full.pdf+html

Englander K. Writing and Publishing Science Research Papers in English. 2014;(Garfield 2006). Available from: http://link.springer.com/10.1007/978-94-007-7714-9

ACRL. Framework for Information Literacy for Higher Education [Internet]. 2016. Available from: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework

Publicado

2018-04-10

Número

Sección

Posters