Estimular a Ciência Aberta: comunicando com Docentes e Investigadores

Autores/as

  • Tatiana Sanches Instituto de Educação, Universidade de Lisboa ISPA - Instituto Universitário

Palabras clave:

Ciência Aberta, Docentes e Investigadores, Competências de Informação, Ensino Superior

Resumen

Sendo premente um apoio mais direto aos docentes e investigadores, especialmente no que se refere à Ciência Aberta, às suas ferramentas e às competências que podem contribuir para a produção, organização e difusão do conhecimento é importante fazer chegar a estes atores chave os benefícios da Ciência Aberta. Quaisquer oportunidades de divulgação dos conceitos, práticas associadas e proveitos da ciência aberta devem ser transmitidos, ativando assim uma melhor comunicação e estimulando boas práticas focadas na pesquisa de fontes abertas, na organização dados abertos e na publicação e divulgação do conhecimento científico em acesso aberto.O estudo faz uma reflexão sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e o seu contributo para a Ciência Aberta, partilhando uma experiência prática em que são fornecidas ferramentas e informações aos docentes e investigadores de ensino superior.

Biografía del autor/a

Tatiana Sanches, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa ISPA - Instituto Universitário

Tatiana Sanches é bibliotecária e investigadora. Licenciada em Letras, pós graduada em Ciências Documentais, Mestre em Educação e Leitura e Doutora em Educação. Trabalhou em bibliotecas públicas entre 1993 e 2007, quando passou a desempenhar funções em bibliotecas universitárias. Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É investigadora da UIDEF, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa e ainda investigadora colaboradora no ISPA – Instituto Universitário, tendo já diversas publicações nacionais e internacionais. É membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior, na BAD.

Citas

European Commission. What is open science? FAQs on the open science policy platform. Brussels: European Commission; 2016. Available from: https://ec.europa.eu/research/openscience/index.cfm?pg=open-science-policy-platform-faqs

OCDE. Making open science a reality. Paris: OECD Publishing; 2015.

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior [SECTES]. Ciência aberta: conhecimento para todos. Lisboa: SECTES; 2016.

Basili C. Information literacy requirements for open science. In: Sales D, Pinto M, editors. Pathways into information literacy and communities of practice. Amsterdam: Chandos Publishing; 2017. p. 229-48.

Caraça J. Para abrir a ciência. In: Cardoso G, Jacobetty P, Duarte A, editors. Para uma ciência aberta. Lisboa: Mundos Sociais; 2012. p. xiii-xv.

Publicado

2018-04-16

Número

Sección

Comunicações