Estimular a Ciência Aberta: comunicando com Docentes e Investigadores
Keywords:
Ciência Aberta, Docentes e Investigadores, Competências de Informação, Ensino SuperiorAbstract
Sendo premente um apoio mais direto aos docentes e investigadores, especialmente no que se refere à Ciência Aberta, às suas ferramentas e às competências que podem contribuir para a produção, organização e difusão do conhecimento é importante fazer chegar a estes atores chave os benefícios da Ciência Aberta. Quaisquer oportunidades de divulgação dos conceitos, práticas associadas e proveitos da ciência aberta devem ser transmitidos, ativando assim uma melhor comunicação e estimulando boas práticas focadas na pesquisa de fontes abertas, na organização dados abertos e na publicação e divulgação do conhecimento científico em acesso aberto.O estudo faz uma reflexão sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e o seu contributo para a Ciência Aberta, partilhando uma experiência prática em que são fornecidas ferramentas e informações aos docentes e investigadores de ensino superior.
References
European Commission. What is open science? FAQs on the open science policy platform. Brussels: European Commission; 2016. Available from: https://ec.europa.eu/research/openscience/index.cfm?pg=open-science-policy-platform-faqs
OCDE. Making open science a reality. Paris: OECD Publishing; 2015.
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior [SECTES]. Ciência aberta: conhecimento para todos. Lisboa: SECTES; 2016.
Basili C. Information literacy requirements for open science. In: Sales D, Pinto M, editors. Pathways into information literacy and communities of practice. Amsterdam: Chandos Publishing; 2017. p. 229-48.
Caraça J. Para abrir a ciência. In: Cardoso G, Jacobetty P, Duarte A, editors. Para uma ciência aberta. Lisboa: Mundos Sociais; 2012. p. xiii-xv.