Hábitos de pesquisa e autoperceção de competências de literacia da informação dos alunos de medicina: um estudo piloto.

Authors

  • Susana Oliveira Henriques Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa
  • António Vaz-Carneiro Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa
  • Carolina Madruga Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa
  • Madalena Patrício Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa

Keywords:

Literacia da informação, pesquisa bibliográfica, educação médica, ensino médico pré-graduado, bibliotecas de saúde

Abstract

Introdução: A informação de saúde e as exigências da medicina baseada na evidência, constituem um desafio para docentes, alunos e clínicos no que respeita a recuperação, gestão e aplicação ética da informação. O desenvolvimento de competências em Literacia da Informação (LI), desde os primeiros anos da formação médica, é reconhecido internacionalmente como promotor do sentido crítico dos alunos, potenciando maior autonomia e capacitação académica, profissional e social. Com o objetivo de desenvolver estas competências, o Departamento de Educação Médica (DEM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) em colaboração com a Acta Médica Student Portugal (AMP-S), ofereceu aos alunos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) o workshop “Bases de pesquisa bibliográfica (hands on)” no contexto das 1ªs Jornadas de Investigação Médica DEM/AMP-S.

Objetivo: O principal objetivo deste estudo piloto é identificar os hábitos de pesquisa e autoperceção dos alunos da FMUL quanto às suas competências LI. 

Método: Workshop prático para desenvolvimento de competências (LI), com duração de 2 horas, assegurado por uma bibliotecária em colaboração com o DEM. O programa de formação baseou-se nos critérios da IL Framework. Para identificar os hábitos de pesquisa, a autoperceção quanto às competências LI e a evolução de ambos após formação, foi solicitado a cada aluno o preenchimento de dois questionários online (pré e pós-formação).

Resultados: Considerando o carácter voluntário do workshop e o horário em que decorreu (18-20h), a adesão (71_alunos) superou as expectativas, tendo sido necessárias quatro sessões extra adequando o número de alunos inscritos à capacidade da sala de formação. Da análise das respostas recolhidas, verifica-se que a frequência de formação em LI alterou os hábitos de pesquisa dos alunos de medicina, tornando-os mais autónomos e confiantes. Após formação, aumenta a confiança para encontrar rapidamente resposta para questões clínicas, diminuem as dificuldades em identificar o(s) recurso(s) mais adequado(s) à necessidade de informação e desenhar/aplicar uma estratégia de pesquisa. A capacidade de localizar, avaliar, gerir e aplicar a informação de saúde é reconhecida como uma competência essencial pela maioria dos alunos (90% concorda plenamente e 10% concorda), 95,8% concorda com a integração desta área no currículo MIM. A referência ao bibliotecário como recurso para apoio no acesso à informação aumenta (+ 46,4%). Dos comentários e sugestões recebidas, destaca-se o reconhecimento global muito positivo quanto à utilidade da formação e a necessidade de mais formação nesta área, com mais horas de contacto e maior componente prática.

Conclusões: Considerando a forte adesão ao workshop e os resultados apurados, propomos repensar a estratégia actual na FMUL relativa à formação LI, nomeadamente integrando formação nesta área no currículo MIM como unidade curricular optativa ou outra. O modelo atual, assente nos programas opcionais de formação disponibilizado pela biblioteca, não parece ser suficiente para responder às necessidades verificadas. Importa capacitar os alunos para os enormes desafios da prática clínica baseada na evidência e neste contexto as bibliotecas académicas de saúde devem reforçar o seu papel, enquanto serviço de suporte ao ensino médico, numa estratégia de colaboração efetiva entre docentes, alunos e bibliotecários.

Author Biographies

Susana Oliveira Henriques, Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa

Mestre em Ciências da Documentação e Informação, é Bibliotecária Coordenadora do Núcleo de Biblioteca e Informação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Nos últimos anos tem-se dedicado especialmente à formação de utilizadores para o desenvolvimento de competências em Literacia da Informação e à Bibliometria. É docente livre de Medicina Baseada na Evidência e colabora com o programa de formação do Instituto de Formação Avançada, do Gabinete de Apoio à Investigação e do Departamento de Educação Médica. No âmbito da Bibliometria colabora com a equipa de Planeamento Estratégico e Garantia da Qualidade para gestão e avaliação da produção científica da FMUL e com o GAPIC no projeto PREPIT - Pregraduate REsearch Program - Impact and Trajectories. É vice-presidente da Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde – APDIS, e auditora externa da European Association for Health Information Libraries – EAHIL nomeada para o biénio 2017-2018.

António Vaz-Carneiro, Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa

Com 40 anos de experiência profissional em Portugal e nos EUA, António Vaz Carneiro é um médico Especialista em Medicina Interna, Nefrologia e Farmacologia Clínica, sendo também Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa onde dirige o Núcleo de Biblioteca e Informação, o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência e o Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, tendo ainda outras tarefas pedagógico-científicas no âmbito da FMUL. É um Investigador Clínico com especial interesse nas áreas da investigação secundária (revisões sistemáticas e meta-análises), assim como das metodologias da translação do conhecimento para a prática e dos sistemas de apoio à decisão clínica, de administração/gestão, das políticas de saúde e de aumento da literacia em saúde dos cidadãos. O Prof. Vaz Carneiro é o Director da Cochrane Portugal.

Carolina Madruga, Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa

é aluna da Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL), atualmente no 5º ano. Colabora com o Departamento de Educação Médica da FMUL desde 2016, na área de Investigação Educacional, estando também envolvida na organização das 1as Jornadas de Investigação Médica da FMUL; participou num projeto de investigação clínica na área da Nefrologia, no contexto do 20.º Programa “Educação pela Ciência”, promovido pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC), no ano de 2017; e foi representante local da Acta Médica Portuguesa Student na FMUL, no mandato de 2017.

Madalena Patrício, Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa

é membro do Conselho Científico da FMUL, Directora do Departamento de Educação Médica e Professora no Instituto de Introdução à Medicina. As áreas de maior interesse são a avaliação das competências clínicas baseadas no OSCE, Humanização da Medicina, Ensino na Comunidade e Educação Baseada na Evidência,. No que diz respeito à atividade científica, é coautora/coeditora de dois livros, ‘Manual de Boas Práticas Pedagógicas em Saúde’ (2002) e ‘The Definitive Guide to the OSCE: The Objective Structured Clinical Examination as a performance assessment (2016). Publicou mais de 20 artigos (primeiro autor em 12) em revistas top de circulação internacional com arbitragem científicae tem mais de 100 apresentações em conferências dos quais mais de 80 por convite.

Cargos internacionais

  • Presidente ex-officio da AMEE (International Association for Medical Education) e membro do Executive Committee
  • Chair of Executive Board of BEME Collaboration (Best Evidence in Medical Education
  • Consultor Externo da WFME (World Federation for medical Education) e WHO (World Health Organization)
  • Membro fundador do ASPIRE-to-Excellence Initiative e  ASPIRE Board Membro do Júri do Prémio Mundial de Investigação em Educação Médica, Instituto de Karolinska, Estocolmo

Distinções internacionais

  • Membro Honorário da Academia Reial de Medicina da Catalunha, 2012
  • AMEE Life Time Award, 2013

References

O’Carroll AM. Information-Seeking Behaviors of Medical Students: A Cross-Sectional Web-Based Survey. JMIR Med Educ [Internet]. 2015;1(1):e4. Available from: http://mededu.jmir.org/2015/1/e4/

Patrício M, Vaz-Carneiro A. Formação Médica Contínua em Portugal: Uma Nova Era? Acta Med Port [Internet]. 2016 Dec 30;29(12):788. Available from: http://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/8540

Mcclurg C, Powelson S, Lang E, Aghajafari F, Edworthy S. Evaluating effectiveness of small group information literacy instruction for Undergraduate Medical Education students using a pre- and post-survey study design. Health Info Libr J. 2015;32(2):120–30. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/hir.12098/epdf

ACRL. Framework for Information Literacy for Higher Education - Draft. 2016;March:1–13. Available from: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/Framework_ILHE.pdf

Published

2018-04-23

Issue

Section

Comunicações