Fontes de informação para a prática baseada na evidência: desenvolvimento de um tutorial para apoio aos alunos de saúde

Autores

  • Letícia Azevedo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  • Cecília Reis Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro
  • Diana Silva Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Prática Baseada na Evidência, Bibliotecas de ensino superior, Literacia de informação, Informação científica

Resumo

As rápidas e mais recentes evoluções nos sistemas de informação e nas plataformas de acesso a conteúdos digitais baseadas em redes de informação e as novas abordagens ao nível da aprendizagem e construção do conhecimento em ambiente académico têm contribuído para que os processos de pesquisa, descoberta e uso da informação se revelem muito mais exigentes hoje do que em décadas passadas. Se por um lado a abundância e a rápida proliferação de recursos digitais com informação de caráter académico e científico facilitam o acesso à mesma, por outro surgem novos desafios ligados à compreensão crítica, à perceção do contexto em que a informação foi produzida e disseminada, aspetos essenciais para a avaliação da mesma. Desta forma, a compreensão crítica dos processos inerentes à comunicação da ciência e aos meios de publicação formais e informais afigura-se hoje como uma das competências fundamentais para a aprendizagem em contexto académico e ao longo da vida.

Torna-se crucial neste contexto que as bibliotecas de ensino superior intervenham no âmbito do desenvolvimento de competências de literacia de informação dos seus utilizadores, de forma a constituir uma comunidade de utilizadores autónomos e competentes no uso e gestão das fontes de informação e nas estratégias de descoberta da informação. A Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (SBIDM-UA) tem como objetivos essenciais: facilitar o acesso aos serviços de informação e conteúdos eletrónicos selecionados; promover a compreensão dos recursos de informação junto da comunidade académica, fornecendo conteúdos e meios adequados ao desenvolvimento da literacia de informação dos utilizadores e assumir um papel mais ativo no processo de construção do conhecimento na UA, reforçando a vocação das bibliotecas como centros de recursos para a aprendizagem e investigação. Neste sentido são definidas linhas de ação de forma a contribuir para o aumento de literacia de informação dos seus públicos, mediante abordagens diversas aos processos de pesquisa, seleção, tratamento e uso do que é hoje a informação de caráter científico disponível via Web, em que se destacam a aposta na formação contínua dos profissionais, a produção de conteúdos de apoio e a promoção de workshops temáticos e ações de formação por solicitação dos docentes, adequadas ao nível e área temática dos cursos. Estas atividades têm como linha comum o foco no utilizador e a necessidade de adequação e atualização de conteúdos e serviços das Bibliotecas, essencial na área das Ciências da Saúde cujos cursos, na UA, são ministrados pela Escola Superior de Saúde (ESSUA), tais como as licenciaturas em Enfermagem, Fisioterapia, Radiologia, Terapia da Fala e Gerontologia. A Secção Autónoma de Ciências da Saúde (SACS) com a licenciatura em Ciências Biomédicas, o curso de especialização em Medicina Farmacêutica, Mestrados em Biomedicina Molecular, Ciências da Fala e da Audição, Gerontologia, Psicologia Forense e os Doutoramentos em Ciências e Tecnologias da Saúde, Gerontologia e Geriatria. Acrescentamos a licenciatura e o doutoramento em Psicologia e o mestrado profissionalizante em Psicologia Clínica e da Saúde, cursos do Departamento de Educação.

É visível um crescimento acentuado das fontes de informação biomédica disponíveis eletronicamente, o que concorre para que a pesquisa e uso da informação se revelem cada vez mais exigentes nesta área. Para os alunos dos cursos de Saúde da Universidade de Aveiro, uma das áreas críticas tem a ver com a descoberta, seleção e uso da informação para a Prática Baseada na Evidência, já que estas competências são essenciais na prática profissional para a qual se estão a preparar. São publicações que sintetizam informação de uma variedade de fontes, tais como livros, artigos e outras publicações e incluem um conjunto de recomendações para as opções de tratamento a serem consideradas em casos específicos. (1).

Nesta comunicação, temos como propósito apresentar o desenvolvimento de um tutorial Web sobre as fontes de informação para a Prática Baseada na Evidência e a ideia deste projeto resultou de um diagnóstico realizado junto de alunos e docentes dos cursos da ESSUA em relação às maiores dificuldades sentidas ao nível da seleção e uso da informação para fins de aprendizagem e investigação. A conceção do tutorial integra-se na linha estratégica acima descrita e num projeto de promoção de competências de literacia de informação denominado “A informação nas tuas mãos”, que decorre durante o ano de 2014 nas Bibliotecas da UA e que visa potenciar as várias vertentes da atividade de produção de conteúdos e formação de utilizadores, agindo sob uma estratégia que permita uma maior adequação de conteúdos e ações de formação em função das áreas de estudo e investigação e dos níveis de ensino da universidade.

 

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Publicado

2014-04-27