Revista Brasileira de Cancerologia (RBC): vida média da literatura periódica citada no triênio 2011-2013
Palabras clave:
periódico científico, análise de citações, vida médiaResumen
Pensando na valorização e no papel ddos periódicos científicos na atenção oncológica brasileira, a opção pela avaliação da vida média da literatura periódica citada na Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) para identificação do ciclo de vida útil das bases científicas para o desenvolvimento científico e tecnológico em oncologia tornou-se objeto dessa investigação. O presente estudo busca identificar a vida média da literatura periódica citada nos artigos originais da RBC entre 2011 a 2013. No último triênio, as citações utilizadas para embasamento dos estudos voltados para temática câncer publicados na RBC estão concentrados na literatura científica periódica dos últimos quatro anos. O resultado encontrado não destoa da vida média encontrada por outros periódicos internacionais de oncologia. Os resultados da pesquisa apontam que o uso e acesso aos periódicos compreendidos na vida média da amostra tanto para pesquisa científica quanto ao desenvolvimento tecnológico são importantes para o setor em questão. Assim, as unidades de informação do INCA e de outros centros de referência em oncologia devem priorizar e destacar coleções periódicas desse período com vistas a intensificar seu uso e cobrir do ponto de vista da atualidade as necessidades de informação de seus usuários.
Citas
Revista Brasileira de Cancerologia. Rio de Janeiro: INCA. Vol. 1, No. 1, Ago 1947 - .
Vanti NAP. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Cien. Inf. 2002; 31(2):152-162.
Meadows AJ. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos; 1999
Burton RB, Kleber RW. The “half-life” of some scientific and technical literatures. American Documentation. 1960; 17 (1):18-22.