Um Plano Estratégico para uma biblioteca dual: balanço da experiência, resultados e reflexões

Autores/as

  • Tatiana Sanches Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

Palabras clave:

Bibliotecas Universitárias, Gestão de bibliotecas, Boas Práticas, Plano Estratégico

Resumen

A comunicação apresenta o caso da reorganização estratégica levada a cabo desde 2012, ao nível da gestão dos serviços, na Divisão de Documentação da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação (Universidade de Lisboa). Pretende-se expor como é que uma biblioteca, ao serviço de duas instituições de ensino superior, levou a cabo uma reflexão interna, envolvendo os colaboradores e estabelecendo áreas de atuação consideradas estratégicas para o cumprimento da sua missão, missão esta que engloba as funções de adquirir, tratar, conservar, tornar acessíveis e difundir os recursos bibliográficos e informativos necessários às atividades de ensino, de investigação e de serviços à comunidade académica.

A comunicação estrutura-se em torno do processo que tem por base a elaboração e aplicação do Plano Estratégico para a Divisão de Documentação: 2012-2014. O objetivo é o de dar um enquadramento de todo o processo, desde a avaliação inicial dos serviços, realizada através de uma análise swot, que apontava para uma necessidade de melhorar processos e práticas, explicando seguidamente o decurso da definição de projetos, o estabelecimento de objetivos de equipa e individuais e seus indicadores, finalizando com uma avaliação do impacto desta metodologia até ao momento. 

Biografía del autor/a

Tatiana Sanches, Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

Responsável pela Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação, é licenciada em Estudos Protugueses e pós-graduada em Ciências Documentais - Bibliotecas e Documentação. Mestre em Educação e Leitura desde 2006, concluindo Doutoramento em Educação em 2014. Autora de artigos em revistas da especialidade e de diversas comunicações a conferências nacionais e internacionais sobre temas relacionados com a História da Educação, pedagogia universitária, escrita académica, gestão de bibliotecas, espaços de leitura, grupos de leitura para jovens, literacia da informação, entre outros.

Publicado

2014-04-26