O uso do Moodle em disciplinas de pós-graduação de uma faculdade de medicina brasileira

Autores/as

  • Samára dos Santos Sampaio Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.
  • Juan Stuardo Yazlle Rocha Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.
  • Maria Cristiane Barbosa Galvão Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.
  • Rita Maria Lino Tarcia Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Janise Braga Barros Ferreira Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.
  • Aldaísa Cassanho Forster Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.

Palabras clave:

Educação na Saúde. Tecnologia Educacional. Aprendizagem Colaborativa. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumen

Introdução. Entender a complexidade dos desafios do novo paradigma do ensino superior com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) é essencial para o processo de educar e aprender. O Moodle1 é um exemplo de TDIC que vem sendo utilizada para o suporte ao ensino em cursos de graduação, pós-graduação e projetos de extensão universitária. Objetivo. Avaliar a utilização da plataforma Moodle em disciplinas oferecidas nos programas de pós-graduação de uma faculdade de medicina no contexto brasileiro. Método. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com levantamento das disciplinas da pós-graduação de uma faculdade de medicina cadastradas no Moodle. A coleta dos dados se deu por meio do check-list desenvolvido por Rocha2, o qual abarca as seguintes questões: i) Há roteiro de orientação para o aluno?; ii) Além dos conteúdos oferecidos há links para estudos complementares?; iii) Os alunos podem realizar estudos ou pesquisas de interesse próprio?; iv) Há atividade que os alunos deverão realizar em cada aula?; v) Há formação de grupos para estudos ou tarefas?: vi) Há propostas de pesquisas na web?; vii) Há uma síntese dos conteúdos e domínios do curso?; viii) Há uma avaliação?. Resultados. No momento de realização do estudo, haviam 18 programas de mestrado e doutorado acadêmico e foram oferecidas 217 disciplinas nesses programas de pós-graduação da faculdade pesquisada. Dessas disciplinas, após a exclusão das disciplinas repetidas, 14% (n=31) foram cadastradas no Moodle. Do total dessas disciplinas, 65% (n=20) foram estudadas e, em apenas 15% (n=3) dessas foram observadas a utilização dos recursos/atividades do ambiente como propõe o check-list. A utilização preponderante nas disciplinas de dois recursos (arquivo e rótulo) e duas atividades (fórum de notícias e tarefa) caracteriza o ambiente virtual das disciplinas estudadas como um local para repositório de textos, sem nenhuma interação. Discussão. A partir dos dados apresentados é possível evidenciar que o uso do Moodle na faculdade de medicina estudada não é amparado na exploração dos diversos recursos e atividades. O ambiente virtual é mais utilizado como uma ferramenta de dispensação de materiais e não de construção de redes de interações com construção de conhecimentos. As instituições educacionais vêm realizando investimentos pesados na informatização e no estímulo à cultura digital2. Todavia a oferta de redes de comunicação para docentes e alunos, redes de transmissão, equipamentos de gravação, ilhas de edição, salas de videoconferências e outras, apesar de necessárias, não conseguirão sozinhas impactar na transformação do modelo educacional. Faz-se necessário uma ação política para debater o caminho da mudança. Conclusão. Se o objetivo da instituição for estimular o docente a usar as TDICs, como por exemplo, o Moodle, com qualidade e as potencialidade que as ferramentas digitais podem oferecer à educação presencial, a formação docente3 com abordagens pedagógicas da educação on-line, além do suporte técnico, faz-se necessário.

Biografía del autor/a

Samára dos Santos Sampaio, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.

Doutoranda pelo Programa Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Juan Stuardo Yazlle Rocha, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.

Docente Colaborador na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.

Professora Doutora na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Rita Maria Lino Tarcia, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo.

Janise Braga Barros Ferreira, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.

Professora Doutora na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Aldaísa Cassanho Forster, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.

Professora Associada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Citas

Ter Haar E, Romero TRL. Adesão a Tecnologia Educacional: o caso do Moodle do Stoa. Anais do 1ª Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 25-27 de Maio, 2017.

Rocha JSY. Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde. Problematização e desenvolvimento. Medicina (Ribeirão Preto). 2015; 48(3):214-23.

Koops W, Van der Vleuten C, Snoeckx L. Computer-supported collaborative learning by medical students. Journal of Contemporary Medical Education. 2018;8(1):1-9.

Publicado

2020-12-15