Disseminando evidências em saúde em linguagem simples nas mídias sociais

Autores/as

  • Maria Cristiane Barbosa Galvão Universidade de São Paulo Brasil
  • Fabio Carmona Universidade de São Paulo
  • Ivan Luiz Marques Ricarte Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Evidências em saúde, Disseminação de informação, População, Mídias Sociais

Resumen

Introdução. Dadas as diferentes crises econômicas, sociais e humanitárias, mudanças populacionais, urbanização rápida, pobreza e escassez de força de trabalho em saúde em diferentes localidades, os países têm se esforçado para garantir que os recursos destinados a saúde sejam gastos com sabedoria. Consequentemente, cada vez mais as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas em todos os países e em todos os níveis de atenção em saúde para levar informações para os pacientes e população em geral a fim de que a assistência em saúde seja de melhor qualidade e consiga chegar a um número maior de pessoas de forma equitativa1.

Objetivos. Este artigo apresenta um projeto cujo objetivo é disseminar evidências em saúde, em linguagem simples, para pacientes e população leiga e pobre falante da língua portuguesa empregando-se tecnologias de informação e comunicação, com destaque para mídias sociais.

Métodos. O projeto emprega instrumentos para coleta de dados quantitativos e qualitativos. A seleção das temáticas para as quais são construídos resumos de evidência considera o perfil epidemiológico de crianças e adolescentes atendidos em um hospital de alta complexidade, bem como dúvidas postadas pela população nas plataformas do projeto. Para a elaboração dos resumos de evidência, há uma equipe treinada, formada por docentes do campo da saúde e da informação, bem como estudantes do campo da saúde. Para a construção dos resumos de evidência são empregadas bases de evidências como UpToDate, Dynamed, Access Medicine e Pubmed via Pico. Antes de sua publicação nas plataformas, os resumos produzidos são revisados por especialistas. O público leitor pode avaliar cada evidência disponibilizada por meio de instrumento específico. No momento, o projeto está empregando várias plataformas como Blogger (link); Facebook (link) e Twitter (link). (Os links serão incluídos após a avaliação cega)

Resultados. Ao longo de 20 meses, de 18 de abril de 2016 a 13 de dezembro de 2017, foram disseminados nas plataformas do projeto 272 resumos de evidência em linguagem simples sobre condições de saúde e seus tratamentos. O número total de acessos às plataformas do projeto foi de 149579. Os três resumos de evidência mais acessados até o presente focaram: suicídio (2407 acessos); linfoma não Hodgkin (1831 acessos); e transtorno opositivo desafiador (1345 acessos). Os países que mais acessaram as plataformas do projeto foram: Brasil; Estados Unidos; Rússia; Alemanha; e Portugal.

Discussão. Os acessos realizados por pessoas que estão em diferentes países parecem demonstrar que a disponibilização de evidências em saúde em linguagem simples e em língua portuguesa vem suprir demandas transnacionais de falantes desse idioma, assim como demonstram que as tecnologias de informação e comunicação podem ser eficientes em levar informação em saúde a um grande número de pessoas.

Conclusão. O emprego de mídias sociais para a disseminação de evidências em saúde pode levar os resultados obtidos pela ciência ao grande público.

Biografía del autor/a

Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo Brasil

Sou professora na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Brasil). Tenho Pós-Doutorado em Medicina Baseada em Evidências pela McGill University (Canadá), sou Doutora  em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (Brasil), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (Brasil) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (Brasil).

Fabio Carmona, Universidade de São Paulo

Professor Associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas

Citas

World Health Organization. International Telecommunication Union. National e-Health strategy toolkit. Geneva: 2012. https://www.itu.int/dms_pub/itu-d/opb/str/D-STR-E_HEALTH.05-2012-PDF-E.pdf

Publicado

2018-04-10

Número

Sección

Comunicações