FAZ DA NOSSA BIBLIOTECA A TUA BIBLIOTECA Aposta numa estratégia de proximidade na promoção dos Serviços da Biblioteca-CDI
Abstract
A implementação do Projecto de Formação de Utilizadores da Biblioteca-CDI da FMUL, no início do ano lectivo 2012/2013, reforçou a posição privilegiada que esta ocupa no seio da faculdade enquanto parceira do ensino, da aprendizagem e da investigação, e enquanto promotora da mudança, abraçando os desafios emergentes,
apostando na inovação, na qualidade e excelência dos serviços.
Partindo do pressuposto de que o sucesso deste projecto contribuirá para assegurar à FMUL um lugar cimeiro como instituição de referência do ensino médico nacional e da investigação biomédica e, pelo desenvolvimento do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), importa garantir que os objectivos traçados foram atingidos.
Monitorizar a implementação do projecto, de acordo com a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade Organizacional nas áreas Técnico-Administrativas através da ferramenta CAF – Estrutura Comum de Avaliação (ou Common Assessment Framework) a decorrer na FMUL, no âmbito da sua candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano (POPH), permitiu-nos verificar aspectos positivos e negativos, procedendo a ajustes, reforçando estratégias.
Assim, se é verdade que houve um aumento significativo do número de acções de formação desenvolvidas, bem como uma maior diversificação da oferta formativa, continuam a verificar-se grandes dificuldades na captação dos alunos dos primeiros anos do Mestrado Integrado em Medicina, que ainda olham para a Biblioteca apenas como um espaço para consulta da bibliografia recomendada, utilização das salas de leitura e multimédia. Na sua grande maioria não sentem necessidade de desenvolvimento de competências ao nível da literacia da informação, convencidos que estão de que já as possuem. Pelo que a frequência destas formação só acontece numa lógica de “imposição” e raramente por iniciativa própria.
Esta realidade está patente quando se analiza o perfil de utilizadores que frequentam as acções de formação desenvolvidas, sendo estes maioritáriamente alunos do ensino pós-graduado - mestrados/doutoramentos. Aqueles que passaram os primeiros anos da faculdade, de certa forma à margem das potencialidades da sua biblioteca e do apoio que esta disponibiliza para uma melhor gestão do processo de aprendizagem, encontram-se nesta fase com enormes dificuldades para recuperar e gerir toda a informação de que necessitam.
Fundamental também para que esta área atinja os seus objectivos, será a estratégia de marketing adoptada para a promoção da formação e da utilização dos recursos. No paradigma actual, cabe à biblioteca ir ao encontro dos seus utilizadores, apresentar os serviços disponíveis, promover a sua imagem enquanto parceiro fundamental para a gestão e disponibilização de recursos fundamentais para o apoio ao ensino, à investigação e à prática profissional dos seus utilizadores.
Apostando numa estratégia de proximidade, a Biblioteca adoptou o lema “Faz da Nossa Biblioteca A tua Biblioteca”, fazendo-se presente nos momentos mais marcantes da vida da faculdade, divulgando os seus serviços e recursos.
Das actividades desenvolvidas, destacamos apenas aquelas que nos parecem de maior relevo para