A inserção da BVS Prevenção e Controle de Câncer nas redes sociais

Authors

  • Leticia Casado Costa
  • Rodrigo Feijó
  • Walma Belchior Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Rio de Janeiro, Brasil
  • Katia Simões Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Rio de Janeiro, Brasil

Keywords:

Disseminação Seletiva da Informação. Facebook. (Recursos eletrônicos). Redes de relações sociais. Serviços da Web.

Abstract

A Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer representa um modelo de cooperação técnica comprometido com a promoção da produção e da operação descentralizada de conhecimentos na área da prevenção e do controle do câncer. Tem como finalidade efetivar a expansão de informações disponíveis em texto completo e promover a geração de novas propostas de parceria, além de fortalecer a criação de redes para a gestão da informação, geradas na área de Prevenção e Controle de Câncer. É um espaço público e cooperativo para a gestão da informação sobre o tema Prevenção e Controle de Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil e América Latina e Caribe.

 

A iniciativa possibilita a convergência da literatura científica, favorecendo a difusão do conhecimento técnico ao adotar uma abordagem multidisciplinar entre as áreas afins. Essa estratégia permite a reunião de todo material, nacional e internacional, produzido sobre a temática, o que fortalece o compromisso social com a comunidade científica e propicia o acesso integral, universal e gratuito de todo o conhecimento gerado em suas bases de dados.

 

Devido à sua estrutura online e de fácil utilização, a Biblioteca facilita o amplo acesso à informação, de modo mais rápido e automático. Sua eficiência e sua legibilidade trazem uma enorme contribuição à sociedade científica. Ela está pautada em uma relação de cooperação entre as Instituições parceiras, que são organizadas em um Comitê Consultivo, uma Secretaria Executiva e um Comitê Executivo, os quais são responsáveis pela gestão das informações inseridas. O grupo atua de acordo com uma Matriz de Responsabilidades, ferramenta na qual serão contempladas as atividades de desenvolvimento e a divisão de tarefas, o que possibilita dinamizar a comunicação e ampliar as competências.

 

A BVS efetiva o desenvolvimento de novas propostas de parceria, além de fortalecer a criação de redes para a gestão da informação, geradas na área de Prevenção e Controle de Câncer. A construção da Biblioteca Virtual Prevenção e Controle de Câncer é um projeto coordenado pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS)/ Organização Mundial da Saúde (OMS), sob a liderança do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

 

Entre os objetivos da biblioteca destacam-se:

 

- coletar, organizar e disseminar informações em saúde, com ênfase na produção nacional e da América latina e Caribe, em formatos como cartilhas, manuais, revistas, políticas e programas nacionais e internacionais, legislações; além de outros serviços;

 

- disponibilizar acesso ao acervo bibliográfico, em texto completo, além de cartazes, vídeos, atos normativos, artigos e informações para profissionais, estudantes e usuários de sistemas de saúde;

 

- Facilitar o acesso à informação para que as decisões em saúde sejam baseadas em conhecimento.

 

Entende-se por rede social uma estratégia de divulgação da informação em ambientes virtuais com maior interatividade e compartilhamento de informações a qualquer tempo. Ou seja, em tempo real e de forma dinâmica, o que se caracteriza por uma concepção mais descentralizada. Nesta rede o usuário participa ativamente da criação, seleção e troca de informações, podendo acessar o conteúdo a qualquer momento. A participação em redes sociais tem se tornado uma importante estratégia de comunicação social nos últimos tempos que vem sendo utilizada pelas maiores empresas e instituições.

 

Com o objetivo de ampliar a visibilidade da Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer e estimular a participação da comunidade na construção desta importante ferramenta de disseminação de conhecimento, a Secretaria Executiva da BVS deu início a um processo de inserção da Biblioteca em redes sociais. A iniciativa faz parte de uma estratégia de comunicação social mais ampla que contempla ainda a produção de material de divulgação como cartazes, folhetos e pôsteres, além da participação de profissionais em eventos para divulgação da BVS. A inserção em redes sociais, que pode ser ampliada no futuro, foi iniciada com a criação de uma página para a BVS na rede Facebook.

 

O foco da página na rede social é divulgar, por meio de posts, assuntos relativos ao controle do câncer no intuito de atrair o público interessado no assunto e conseqüentemente fazer com que os mesmos tomem conhecimento da BVS. Com isso, a estratégia inicial foi vasculhar no próprio Facebook ou em outras páginas da Internet, especialmente das instituições que compõe os comitês executivo e consultivo da biblioteca, postagens que possam ser compartilhadas na página da BVS no Facebook.

 

Devido à possibilidade de as informações publicadas ganharem divulgação ainda mais ampla uma vez que, os usuários das redes sociais poderão compartilhar seu conteúdo, o alcance desse estratégia de comunicação se torna ainda maior.  O objetivo é fazer com que a página da biblioteca no Facebook se torna uma referência dentro desta rede social para assuntos relativos ao controle do câncer e assim atrair cada vez mais o público interessado no assunto para que seja possível promover a BVS em si. É importante destacar que a página não funciona como uma ouvidoria das instituições participantes, mas apenas como um espaço para divulgação de conteúdos relativos ao controle de câncer.

 

 

A página da BVS no Facebook tornou-se pública em julho de 2013. Até o final de dezembro de 2013, 287 pessoas haviam curtido e conseqüentemente se tornado fãs da BVS no Facebook. Desse total, 77% são mulheres e 23% são homens. Em relação a sexo e faixa etária, 23% são mulheres entre 25 e 34 anos, 22% são mulheres entre 34 e 44 anos e 16% são mulheres entre 45 e 54 anos. Entre o sexo masculino, 8% do total de fãs da página no Facebook são homens entre 25 e 34 anos e 5% são homens entre 45 e 54 anos. A grande maioria dos fãs, 264 no total, são do Brasil. Há 6 fãs dos Estados Unidos, 4 do Peru, 3 da Colômbia e 3 da Argentina, além de países como Suécia, Costa Rica, Romênia, Finlândia e México que correspondem a 1 fã cada. Entre os fãs brasileiros, a grande maioria, 142, são do Rio de Janeiro. Essa distribuição está relacionada ao fato de estar o INCA, que lidera a BVS Prevenção e Controle de Câncer, no Rio de Janeiro, Brasil. O mês em que mais pessoas se tornaram fãs da página foi julho, mês de sua criação, e novembro, mês de comemoração do Dia Nacional de Combate ao Câncer no Brasil, quando muitas instituições promovem iniciativas de mobilização social em prol da causa do controle do câncer.

 

De todas as publicações nesses seis meses em que a página esteve no ar, a que recebeu o maior alcance foi a de divulgação de um evento que o INCA promoveu em apoio ao Outubro Rosa, mês de conscientização para o controle do câncer de mama. A publicação foi visualizada por 2741 pessoas no total. Em segundo lugar se encontra a publicação que divulgou o início das inscrições para o processo seletivo dos programas de residência médica do Instituto e que foi visualizada por um total de 2499 pessoas. As publicações com menor número de visualizações foram compartilhamentos de imagens produzidas pela Fundação do Câncer, membro do Comitê Executivo da BVS, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer e o compartilhamento de um link para as inscrições do Congresso Nacional de Bibliotecas em Ciências da Saúde que foram  visualizadas por apenas 17 pessoas.

 

A BVS Prevenção e Controle de Câncer tem papel primordial tanto ao facilitar o acesso à informação pertinente e de qualidade na área, como o de ser um espaço estratégico de discussão e aprimoramento para profissionais e interessados no tema. É um tipo de biblioteca que registra, organiza, preserva, relaciona e dissemina informações relacionadas ao tema, de forma referencial, bibliográfica e/ou em texto completo. As fontes de informação disponibilizadas dão subsídio nos processos de tomada de decisão,  capacitação e na formulação de políticas públicas.

 

A inserção da BVS em redes sociais se mostrou uma importante ferramenta de divulgação dentro de uma mais ampla estratégia de comunicação social. As redes sociais representam hoje fortes instrumentos para engajamento do público. Entretando, pesquisas mais profundas precisam ser realizadas para maior compreensão de uma diferença tão grande entre o número de visualizações de uma postagem. Estratégias podem ser desenvolvidas para ampliar o alcance da página na BVS no facebook. Além disso, encontra-se em desenvolvimento um projeto para criação de conteúdo próprios da BVS em sua página no facebook que devem incluir dicas para pesquisa nas bases de dados da biblioteca, destaques para novas publicações catalogadas, além de divulgação semanal de eventos cadastrados. Acredita-se que assim seja mais fácil fazer com que o público usuário do facebook passe a acessar também a BVS. O uso de outras redes sociais como Twitter e Google + também está em análise. O uso de redes sociais deve ser ampliado dentro dos esforços de promoção da Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer.

 

Author Biography

Leticia Casado Costa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Especializada em Saúde Pública pela ENSP/ FIOCRUZ (2002). Mestrado em Neurociências pela UNIRIO em abril de 2010. Analista sênior, chefe do Serviço de Edição e Informação Técnico- Científico do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva e Gerente da Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle de Câncer. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e no gerenciamento de projetos.

Published

2014-04-27