Legibilidade dos websites que contêm informação sobre a doença periodontal
Keywords:
Legibilidade, Doença periodontal, Internet, Literacia digital em saúde, Literacia em saúdeAbstract
Enquadramento: Nos últimos anos, o número de utilizadores da Internet aumentou consideravelmente. Em Portugal, 88% dos utilizadores usa a Internet para questões de saúde.
Para os utilizadores, a Internet é a segunda fonte de informação válida após aquela que é obtida através dos profissionais de saúde. Deste modo, é necessário adaptar os websites para todos os indivíduos, nomeadamente, para aqueles com baixos níveis de literacia. É recomendado que os recursos online estejam escritos entre o terceiro e o sétimo nível de leitura.
Objetivos: Através deste estudo pretendeu-se avaliar a legibilidade e a adequação dos materiais dos websites orientados para o paciente sobre a doença periodontal.
A doença periodontal é uma doença inflamatória crónica do periodonto (tecidos que suportam os dentes) e é uma das doenças orais mais frequentes.
Métodos: A escala Flesch-Kincaid Grade Level apresentou um valor bastante superior ao recomendado para a legibilidade das páginas web, nomeadamente, de 19,12. Para a escala Suitability Assessment of Materials, 31% dos websites foi considerado como inadequado, 55% como adequado e 14% como superior.
Ademais, quase metade (41%) das páginas web avaliadas neste estudo falharam na inclusão de imagens para apoiarem o texto escrito, e apenas uma minoria (6%) dos websites incluíam vídeos.
Resultados: Conclui-se que os websites estão escritos num nível superior ao que os indivíduos conseguem compreender, e consequentemente, exigem níveis de literacia em saúde elevados. É necessária uma maior adequação destas páginas, de forma a aumentar a capacitação dos pacientes e a sua adesão ao plano de tratamento.
References
Agree, E. M., King, A. C., Castro, C. M., Wiley, A., & Borzekowski, D. (2015). “It’s Got to Be on This Page”: Age and Cognitive Style in a Study of Online Health Information Seeking. Journal of Medical Research, 17(3), 1-10. doi:10.2196/jmir.3352
Bautista, J. R. (2015). From Solving a Health Problem to Achieving Quality of Life: Redefining eHealth Literacy. Journal of Literacy and Technology, 16 (2), 33-54.
Bizzi, I., Ghezzi, P., & Paudyal, P. (2016). Health information quality of websites on periodontology. Journal of Clinical Periodontology, 1-21. doi: 10.1111/jcpe.12668
Catan, G., Espanha, R., Veloso Mendes, R., Toren, O. & Chinitz, D. (2015). The Impact of eHealth and mHealth on doctor behavior and patient involvement: na Israeli and Portuguese comparative approach. European Federation for Medical Informatics, 813-817. doi:10.3233/978-1-61499-512-8-813
Chapman, L., Brooks, C., Lawson, J., Russell, C., & Adams, J. (2017). Chronic Illness, 1-14. doi: 10.1177/1742395317746471
Chestnutt, I. G., & Reynolds, K. (2006). Perceptions of how the Internet has impacted on dentistry. British Dental Journal, 200(3), 161-165.
David, R., Hansberry, D. R., John, A., John, E., Agarwal, N., Gonzalez, S. F., & Baker, S. R. (2014). A Critical Review of the Readability of Online Patient Education Resources From RadiologyInfo.Org. American Journal of Roentgenology, 202:566–575. doi:10.2214/ajr.13.11223
Devine, T., Broderick, J., Harris, L. M., Wu, H., & Hilfiker, S. W. (2016). Making Quality Health Websites a National Public Health Priority: Toward Quality Standards. Journal of Medical Internet Research, 18(8), 1-11. doi:10.2196/jmir.5999
Edmunds, M. R., Barry, R. J., & Denniston, A. K. (2013). Readability Assessment of Online Ophthalmic Patient Information. Journal of the American Medical Association ophthalmology, 131(12), 1610-1616. doi:10.1001/jamaophthalmol.2013.5521
Gaines, J. K., Levy, L. S., & Cogdill, K. W. (2011). Sharing MedlinePlus®/MEDLINE for Information Literacy Education (SMILE): A Dental Public Health Information Project. Medical Reference Services Quarterly, 30(4): 357–364. doi:10.1080/02763869.2011.609016
Health Parliament Portugal. (2017). Tecnologias de Informação em Saúde. In Health Parliament Portugal (Ed), Recomendações para o futuro da saúde (90-102). Retrieved from http://cdn.impresa.pt/970/7c9/11434828/tecnologias-de-informacao-em-saude.pdf
Jayaratne, Y. S. N., Anderson, N. K., & Zwahlen, R. A. (2014). Readability of websites containing information on dental implants. Clinical Oral Implants Research, 25, 1319–1324. doi: 10.1111/clr.12285
Kummervold, P. E., Chronaki, C., Lausen, B., Prokosch, H-U., Rasmussen, J., Santana, S., Staniszewski, A., Wangberg, S. C. (2008). eHealth Trends in Europe 2005-2007: A Population-Based Survey. Journal of Medical Internet Research, 10(4), 1-10. doi:10.2196/jmir.1023
Meppelink, C. S., van Weert, J. C. M., Brosius, A., & Smit, E. G. (2017). Dutch health websites and their ability to inform people with low health literacy. Patient Education and Counseling, 1-8. doi:10.1016/j.pec.2017.06.012
Morony, S., Flynn, M., McCaffery, K. J., Jansen, J. & Webster, A. C. (2015). Readability of Written Materials for CKD Patients: A Systematic Review. American Journal of Kidney Diseases, 65(6):842-850. doi: 10.1053/j.ajkd.2014.11.025
Nazir, M. A. (2017). Prevalence of periodontal disease, its association with systemic diseases and prevention. International Journal of Health Sciences, 1 (2), 72-80.
Norman, C. D. & Skinner, H. A. (2007). eHEALS: The eHealth Literacy Scale. Journal of Medical Internet Research, 8(4), 1-7. doi:10.2196/jmir.8.4.e27
Patthi, B., Kumar, J. K., Singla, A., Gupta, R., Prasad, M., Ali, I., Dhama, K., Nira, L. (2017). Global Search Trends of Oral Problems using Google Trends from 2004 to 2016: An Exploratory Analysis. Journal of Clinical and Diagnostic Research, 11(9), 12-16. doi: 10.7860/jcdr/2017/26658.10564
Roberts, H., Zhang, D., & Dyer, G. S. M. (2016). The Readability of AAOS Patient Education Materials: Evaluating the Progress Since 2008. Journal of Bone and Joint Surgery, 98(70), 1-6. doi:10.2106/jbjs.15.00658
Schwendicke, F., Stange, J., Stange, C & Graetz, C. (2017). German dentists’ websites on periodontitis have low quality of information. BMC Medical Informatics and Decision Making, 17(114), 1-8. doi:10.1186/s12911-017-0511-8
Seçkin, G., Yeatts, D., Hughes, S., Hudson, C., & Bell, V. (2016). Being an Informed Consumer of Health Information and Assessment of Electronic Health Literacy in a National Sample of Internet Users: Validity and Reliability of the e-HLS Instrument. Journal of Medical Internet Research, 18(7), 1-10. doi:10.2196/jmir.5496
Shafi, A., Dewar, A., Cowan, C., Sood, V., Brennan P. A., & Hislop, S. (2014). Use of the Internet by patients attending hospital for oral and maxillofacial procedures. British Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, 52, 48–53. doi:10.1016/j.bjoms.2013.06.006
Sørensen, K, Van den Broucke, S., Fullam, J., Gerardine Doyle, G., Pelikan, J., Slonska, Z. & Brand, H. (2012). Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, 12(80), 1-13. doi:10.1186/1471-2458-12-80
Tieu, L., Schillinger, D., Sarkar, U., Hoskote, M., Hahn, K. J., Ratanawongsa, N., Ralston, J. D., Lyles, C. R. (2016). Online patient websites for electronic health record access among vulnerable populations: portals to nowhere? Journal of Medical Informatics Association Advanced Access, 0:1–8. doi:10.1093/jamia/ocw098.
U.S. Department for Health and Human Services. Centers for Disease Control and Prevention. Simply put: a guide for creating easy-to-understand materials. (2009). Retrieved from http://www.cdc.gov/healthliteracy/pdf/Simply_Put.pdf.
Weiss, B. D. (2003). Health literacy: a manual for clinicians. Chicago: American Medical Association Foundation.
Wiener, R. C., & Wiener-Pla, R. (2014). Literacy, Pregnancy and Potential Oral Health Changes: The Internet and Readability Levels. Matern Child Health Journal, 18(3): 657–662. doi:10.1007/s10995-013-1290-1.
Williams, A. M., Muir, K. W., &Rosdahl, J. A. (2016). Readability of patient education materials in ophthalmology: a single-institution study and systematic review. BioMed Central Ophthalmology, 16:133. doi: 10.1186/s12886-016-0315-0
World Health Organization. (2013). Health literacy. The solid facts. World Health Organization.