Literacia em saúde em faixas etárias mais jovens: perceções sobre cuidados com a saúde Pessoas informadas serão pessoas mais preparadas
Keywords:
Comunicação em saúde, Internet, Adolescentes, Jovem, Literacia em saúdeAbstract
Antecedentes: Os Jovens e adolescentes estão a usar cada vez mais as plataformas digitais para diversos fins, incluindo aspetos de saúde, que não são lineares sobre se consideram ou não importantes informações sobre saúde.
Objetivos: Estudo exploratório com 51 indivíduos de 17 a 25 anos para verificar a sua perceção sobre os problemas de saúde.
Metodologia: Para este estudo, foi elaborado um questionário com 10 perguntas fechadas, distribuído via online na rede social Facebook, aplicado a 51 adolescentes do sexo masculino e feminino, universitários, com idades entre 17 e 25 anos, residentes na região portuguesa de Lisboa.
Conclusões e relevância: os jovens querem saber sobre sua saúde, mas acham que devem fazer essa pesquisa. Por outro lado, a pesquisa de informações em saúde e o uso de competências demonstram uma falha no acesso a informações confiáveis/credíveis assim como o processamento e compreensão das mesmas.
References
Andreassen, H.K., Bujnowska-Fedak, M. M., Chronaki, C.E., Dumitru, R.C., Pudule, I., Santana, S., et al. (2007). European citizens’ use of E-health services: a study of seven countries. BMC Public Health, 7(147), 53–60. doi: 10.1186/1471-2458-7-53
Bodie, G. D., & Dutta, M. J. (2008). Understanding health literacy for strategic health marketing: eHealth literacy, health disparities, and the digital divide. Health Mark Q, 25(1-2), 175-203. doi:10.1080/07359680802126301
Berger T. (2009). Meet the e-patient”: Chancen und Risiken des Internets für das Verhältnis von Gesundheitsfachleuten und ihren Klienten. In: Stetina BU, Kryspin-Exner I, (Eds). Gesundheit und Neue Medien. (pp. 73–83). Wien: Springer.
Bodie, G. D., & Dutta, M. J. (2008). Understanding health literacy for strategic health marketing: eHealth literacy, health disparities, and the digital divide. Health Marketing Quarterly, 25, 175-203.
Camargo, E.A.I., & Ferrari, R.A.P. (2009). Adolescentes: conhecimentos sobre sexualidade antes e após a participação em oficinas de prevenção. Ciência Saúde Coletiva,14(3), 937-946.
Chang L-C. (2010). Health Literacy, self-reported status and health promoting behavior for adolescents in Taiwan. Journal of Clinical Nursing, 20, 190-196.
Coleman, (2001). Meeting the health needs of young people. J Epidemiol Community Health, 55, 532–533.
Council of Scientific Affairs. Ad Hoc Committee on Health Literacy. (1999). Health literacy: Report of the Council of Scientific Affairs, JAMA., 281, 256-257.
Cruz, T. J. (2007). Adolescente, família e o profissional de saúde. Adolescência e Saude, 4(3), 45-50.
Cullen R. (2006). Health information on the Internet. London: Praeger; 2006
eHealth Literacy Among College Students: A Systematic Review With Implications for eHealth Education - 4. Fox S. Health topics: 80% of Internet users look for health information online. Washington, DC: Pew Internet & American Life Project; 2011. Feb 01, [2011-10-05]. webcitehttp://pewinternet.org/~/media//Files/Reports/2011/PIP_HealthTopics.pdf
Espanha. R. (2013). Informação e Saúde. Fundação Francisco Manuel dos Santos. Lisboa
Federal Plain Language Guidelines (2011). PlainLanguage.gov. acedido em 5 Out 2019, https://plainlanguage.gov/media/FederalPLGuidelines.pdf
Flaherty, M. G. (2011). Health literacy: An overview of an emerging field. SLIS Student Research Journal, 1(2). acedido em 6 out 2019 de http://scholarworks.sjsu.edu/slissrj/vol1/iss2/4
Fox, S, Duggan M. (2013). Health Online 2013. Pew Internet & American Life Project. Health Online , acedido em 6 out 2019, https://www.pewinternet.org/2013/01/15/health-online-2013/
Fox, S. (2011). Ehealth Literacy Among College Students: a systematic review with implications for ehealth education. Washington, DC: Pew Internet & American Life Project webcitehttp://pewinternet.org/~/media//Files/Reports/2011/PIP_HealthTopics.pdf.
Ghaddar, S, F, Valerio,M.A., Garcia, C. M., & Hansen, L. (2012). Adolescent health literacy: the importance of credible sources for online health information. Journal of School Health 82 (1), 28-36.
Gray, N. J., Klein, J. D., Noyce, P. R., Sesselberg, T. S., & Cantrill, J. A. (2005). The Internet: A window on adolescent health literacy. Journal of Adolescent Health, 37(3), 243.e1–243.e7. doi:10.1016/j.jadohealth.2004.08.023
Healthy People 2020. (2019). 2020 Topics & Objectives Adolescent Health. Acedido on line em 20 out 2019: https://www.healthypeople.gov/2020/topics-objectives/topic/Adolescent-Health
Hinnant, A. & Len-Rios, M. E. (2009). Tacit understandings of health literacy. Science Communication, 31(1), 84-115.
Marcus, E.N. (2006). The silent epidemic - The health effects of illiteracy. New England Journal of Medicine, 355(4), 339-341.
McMullan M. (2006). Patients using the Internet to obtain health information: how this affects the patient – health professional relationship. Patient Education & Counseling, 63(1–2), 24–28. doi: 10.1016/j.pec.2005.10.006
Morrow DG, Hier CM, Menard WE, Leirer VO. Icons improve older and younger adults' comprehension of medication information. J Gerontol B Psychol Sci Soc Sci 1998 Jul;53(4):P240-54.
Murden, A., & Cadenasso, J. (2018). Ser Jovem na era digital. Uma aproximação aos processos de construção da subjetividade. CEPAL: Fundacion SM.
Norman, C.D., Skinner, H.A. (2006). Ehealth literacy: essential skills for consumer health in a networked world. J Med Internet Res, 8(2):e9 –
Norman, C.D., Skinner, H.A. (2006). eHEALS: The eHealth literacy scale. Journal of Medical Internet Research, 8(4), e27
OECD. (2000). Literacy in the information age: Final report of the International Adult Literacy Survey: Organisation for Economic Co-operation Development,.
Pechanskya,F., Szobota,. C.M., Scivoletto, S. (2004 ). Uso de álcool entre adolescentes: conceitos, características epidemiológicas e fatores etiopatogênicos. Rev Bras Psiquiatria,26(I), 14-17 http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbp/v26s1/a05v26s1.pdf
Pinto, T.R., Pinto,J.C., Pinto, H.R. & & Paiva, T. ( 2016). O sono em adolescentes portugueses: Proposta de um modelo tridimensional. Análise Psicológica, 34(4), 339-352.
Plain Writing Act of 2010. (2010). Public Law 111–274—Oct. 13, 2861- 2863.
Pereira, C.M., Silva, A.L., Sá, M.I. ( 2015). Fatores que influenciam os comportamentos alimentares: questionário das escolhas alimentares dos adolescentes. Psic., Saúde & Doenças, 16(3),.421-438.
Quenzel, G., Schaeffer, D, Messer M. (2015). Health literacy among less well-educated young people: Influencing factors and consequences Bundesgesundheitsbl 58:951–957 DOI 10.1007/s00103-015-2201-y
Ratzan, S., & Parker, R. (2000). Introduction. In C. R. Selden, M. Zorn, S. Ratzan, & R. M. Parker (Eds.), Health literacy. Current bibliographies in medicine 2000-1 (pp. v-vii). Bethesda, Md. (8600 Rockville Pike, Bethesda 20894): U.S. Dept. of Health and Human Services, Public Health Service, National Institutes of Health, National Library of Medicine, Reference Section,.
Ratzan, S. (1994). Health communication as negotiation. American Behavioral Scientist, 224-247.
Ratzan, S. C. & Parker, R. M. (2000). Introduction. In Selden, C. R., Zorn, M.,
Ratzan, S. C., & Parker, R. M. (Eds.), National Library of Medicine current bibliographies in medicine: Health literacy. NLM Pub. No. CBM 2000-1. Bethesda, MD: National Institutes of Health, U.S. Department of nHealth and Human Services.
Rudd, R. E., Kaphingst, K., Colton, T., Gregoire, J., & Hyde, J. (2004). Rewriting public health information in plain language. J Health Commun, 9(3), 195-206. doi:10.1080/10810730490447039
Seabra, A.F., Mendonça, D.M., Thomis, M.A., Anjos, L.A., Maia, J.A. (2008). Determinantes biológicos e sócio-culturais associados à prática de atividade física de adolescentes. Cad. Saúde Pública, 24(4):721-736 https://www.scielosp.org/article/csp/2008.v24n4/721-736/
Silva, C. F., Rocha, P., & Santos, P. (2018). Consumption of licit and illicit substances in Portuguese young people: a population-based cross-sectional study. Journal of International Medical Research, 46(8), 3042-3052. doi:10.1177/0300060518767588
Simonds, S. K. (1974). Health Education as Social Policy. Health Education Monographs, 2(1_suppl), 1-10. doi:10.1177/10901981740020s102
Sorensen, K., Van den Broucke, S., Fullam, J., Doyle, G., Pelikan, J., Slonska, Z., & Brand, H. (2012). Health Literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public health, 12, 80.
Stellefson, M., Hanik, B., Chaney, B., Chaney, D., Tennant, B., & Chavarria E. A.(2011). eHealth literacy among college students: a systematic review with implications for eHealth education. Med Internet Res.13(4), e102 1-12. doi: 10.2196/jmir.1703.
Stellefson, M., Hanik, B., Chaney, B., Chaney, D., Tennant, B., & Chavarria, E. A. (2011). eHealth literacy among college students: a systematic review with implications for eHealth education. J Med Internet Res, 13(4), e102. doi:10.2196/jmir.1703
Taquette, S. (2010). Conduta ética no atendimento à saúde dos adolescents. 7(1), 6-11.
Taquette, S., Vilhena, M.M., & Paula, M.C. (2004). Doenças sexualmente transmissíveis na adolescência: estudo de fatores de risco. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 37(3) 210-214. http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822004000300003
Taylor, H, & Leitman, R. (2001). eHealth Literacy Among College Students: A Systematic Review With Implications for eHealth Education. Healthcare News, 1(13):1-3.
Tversky, A., & Kahneman, D. (1973). Judgement under uncertainty: Heuristics and biases. Science, 185, 1124-1131.