Atividades formativas e conteúdos de apoio no domínio da Ciência Aberta: a ação das bibliotecas da Universidade de Aveiro
Keywords:
Ciência Aberta, Bibliotecas de Ensino Superior, FormaçãoAbstract
No contexto desafiante da Ciência Aberta (CA), o papel das Bibliotecas de Ensino Superior (BES) no apoio à investigação é potenciado, sendo esta uma tendência que se tem efetivado na Área de Recursos Digitais e Apoio ao Utilizador dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. É hoje generalizada nas instituições de ensino superior a constatação da importância de conceber estratégias de apoio aos investigadores e unidades de investigação.(1)
A conceção de conteúdos e serviços de apoio à investigação requer das BES exigentes atividades de planeamento para as quais devem convergir vários fatores como a colaboração com a comunidade, a diversificação e renovação das atividades de formação e de autoaprendizagem e a atualização constante das competências da equipa de trabalho. Vemo-nos com um papel promotor e facilitador, integrado em várias frentes colaborativas, fundamental para as atuais exigências aos investigadores, unidades de investigação e instituição no seu todo.
As bibliotecas da Universidade de Aveiro (UA) definiram, assim, a formação como uma das áreas privilegiadas na ação, estabelecendo um plano de ações prioritárias no apoio à comunidade nos vários domínios ligados às práticas de CA, que se consolida de uma forma mais efetiva em 2016.
Na primeira etapa, que inicia em 2016, avança-se para o levantamento de necessidades de formação e de aquisição de competências técnicas por parte da equipa da Área de Recursos Digitais e Apoio ao Utilizador tendo sido clarificada uma linha de ação inicial que passa pela formação da equipa e pelo desenvolvimento de projetos de caráter mais abrangente, que potenciem a partilha de conhecimentos e realidades entre profissionais da área. Nesta fase ocorre um reforço de participação dos técnicos da equipa em ações e eventos científicos nos domínios da CA, bem como numa aposta em autoformação.
Numa segunda fase avança-se para elaboração de conteúdos de apoio aos investigadores e sua disponibilização em plataformas de conteúdos das bibliotecas da UA, como o Boletim “A Biblioteca Informa”; para a promoção de ações de formação e workshops sobre políticas de acesso aberto, gestão de dados de investigação e CA, em colaboração com o Gabinete de Investigação da Reitoria e as Unidades de Investigação, destinados aos investigadores e gestores de ciência da UA.(2) Inicia-se ainda um projeto para a elaboração de guias temáticos destinados aos investigadores, que incluem um conjunto de conteúdos formativos e tutoriais sobre este domínio. O processo inerente à criação de guias temáticos implica um estudo aprofundado dos recursos disponíveis e uma postura seletiva e crítica na conceção de conteúdos. (3)
A terceira etapa, que decorre em 2019/2020, perspetiva o desenvolvimento de um serviço consolidado que, para além das valências acima referidas, inclui a criação de uma área específica de apoio à investigação integrada no serviço de referência e apoio a pesquisas que vise apoiar os investigadores na adoção de práticas de CA, nomeadamente no cumprimento de requisitos de agências financiadoras e orientações de organizações nacionais e internacionais.
Pretendemos nesta apresentação destacar o domínio da promoção de ações de formação e workshops, especificando o plano de ações, os conteúdos e as atividades de divulgação, bem como uma análise dos resultados ao nível da adesão às iniciativas por parte da comunidade e das questões críticas inerentes a esta área estratégicas das bibliotecas da UA.
References
Brown RA, Wolski M, Richardson J. Developing new skills for research support librarians. Aust Libr J [Internet]. 2015;64(3):224–34. Available from: https://doi.org/10.1080/00049670.2015.1041215
Hallam G, Thomas A, Beach B. Creating a Connected Future Through Information and Digital Literacy: Strategic Directions at The University of Queensland Library*. J Aust Libr Inf Assoc [Internet]. 2018;67(1):1–13. Available from: https://doi.org/10.1080/24750158.2018.1426365
Leo A, MacMillan M, Stevenson V, Boden D. Developing learning landscapes: academic libraries driving organisational change. Ref Serv Rev [Internet]. 2011 Jan 1;39(3):343–61. Available from: https://doi.org/10.1108/00907321111161368