As fontes de informação em saúde e o curso de formação em Gestão de Unidades de Saúde em Luanda: construindo pontes
Keywords:
Fontes de informação em saúde, Literacia da informação, Profissionais de saúde, Profissionais de informação, Gestão de Unidades de Saúde, AfricaAbstract
Introdução – Salientando o papel da prestação de cuidados de saúde às populações, apontam-se as razões que levaram a Clínica Sagrada Esperança (CSE), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP/UNL), a promover, desde 2011, a realização de cursos nas áreas de gestão, medicina do trabalho, secretariado clínico e, mais recentemente, os cursos de Formação em Gestão de Unidades de Saúde (FOGUS I e II), como forma de fornecer aos profissionais, com responsabilidades naquelas áreas, um conjunto de ferramentas que lhes permitam intervir na garantia de uma melhor prestação global de cuidados de saúde em Angola. Objetivos – Examina-se a contribuição do Centro de Documentação e Informação (CDI) da ENSP, através do módulo de Fontes de Informação em Saúde (FIS), unidade curricular integrada no currículo dos cursos FOGUS, para o desenvolvimento de competências transversais de literacia da informação promotoras de uma mais eficaz gestão da informação na área da saúde e, consequentemente, para a obtenção dos resultados esperados. Métodos – Descreve-se o plano de estudos dos FOGUS que integrou duas partes: uma letiva, constituída por vinte unidades curriculares e por quatro seminários, e outra de trabalho de campo/projeto e dá-se especial detalhe à unidade curricular de FIS – Fontes de Informação em Saúde, em que foram transmitidos conhecimentos de literacia informacional relativos à pesquisa, acesso, recuperação, avaliação da qualidade das fontes de informação e meios de comunicação científica. Resultados – Foi proporcionada uma formação geral sobre fontes de informação em saúde que complementou e enriqueceu a experiência dos participantes nos cursos aos quais era pedido que, no âmbito do curso FOGUS, desenvolvessem um trabalho pessoal de pesquisa, a apresentação sumária do estado da arte e a produção do trabalho científico final, aplicando também conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular. Conclusão – Ressalta-se o contributo transversal da unidade curricular (UC) de FIS para uma melhor literacia informacional da generalidade dos estudantes, através da componente prática da unidade curricular, que assentou sobretudo no contacto com as fontes de informação, na análise documental e na simulação de estratégias de pesquisa e referenciação, com e sem a utilização de gestores de citações, e que se refletiu, por um lado, numa melhoria da qualidade formal dos trabalhos apresentados para avaliação final do curso e, por outro, numa experiência enriquecedora em termos da organização dos modelos e processos de ensino-aprendizagem. Salienta-se o papel dos profissionais de informação no desenvolvimento de competências transversais de literacia da informação promotoras de uma mais eficaz gestão da informação na área da saúde e, consequentemente, na transmissão de conhecimentos sobre recursos de informação úteis para a gestão de unidades de saúde em geral.Published
2016-06-13
Issue
Section
Comunicações