A Literacia da Informação na Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) - pequenos passos, grandes conquistas, ambições futuras.

Authors

  • Susana Oliveira Henriques Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Keywords:

Literacia da Informação, Bibliotecas Académicas de Saúde, Projeto de Formação de Utilizadores,

Abstract

A história da Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) desenrola-se ao longo de quase dois séculos de existência, cruzando-se com a história do ensino médico em Portugal, assumindo-se como uma importante estrutura de apoio ao ensino, aprendizagem e investigação. A aposta na formação de utilizadores na Biblioteca-CDI inicia-se em 2005, partindo do compromisso e estratégia do serviço de referência e do serviço de marketing e difusão da informação, áreas distintas mas complementares e fortemente apostadas na promoção da literacia da informação. Para além do serviço de pesquisa assistida, a Biblioteca-CDI passou a disponibilizar um programa de formação, de acordo com os recursos disponíveis e com as necessidades específicas da comunidade do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML). Decorridos onze anos de um caminho que se fez com alguns constrangimentos, mas essencialmente com pequenas grandes conquistas, importa agora diagnosticar os níveis de literacia da informação dos estudantes do mestrado integrado de medicina da FMUL pré e pós frequência dos módulos de literacia da informação do programa de formação da Biblioteca-CDI. Procuram-se evidências que fundamentem o desenvolvimento e integração de um programa de literacia da informação no currículo do mestrado integrado de medicina da FMUL, à semelhança do que há muito acontece no panorama internacional. A importância do trabalho desenvolvido nesta área expressa-se no aumento da procura e frequência das ações de formação propostas e no reforço das colaborações internas com outras unidades da FMUL, promotoras do reconhecimento do papel que a Biblioteca-CDI tem vindo a assumir enquanto unidade de suporte ao ensino, investigação e prática clínica no CAML. Conclui-se, então, estarem reunidas as condições para marcar um ponto de viragem nesta área, que se quer cada vez mais impactante para a FMUL, devendo, a médio e longo prazo, evoluir para novos formatos que obedeçam aos princípios orientadores da educação médica e correspondam às diretrizes internacionais para o desenvolvimento de competências em literacia da informação dos estudantes do ensino superior.

Author Biography

Susana Oliveira Henriques, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Mestre em Ciências da Documentação e Informação - especialidade Biblioteconomia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integra o quadro de pessoal não docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, desde 1997, desempenhando funções na Biblioteca-CDI,  responsável pela coordenação técnica desde Janeiro de de 2013. 

É docente livre da Unidade Curricular de Medicina Baseada na Evidência, e colabora com as Unidades Curriculares do Instituto de Formação Avançada da FMUL (Mestrados/Doutoramentos), com o módulo: Recuperação e Gestão da Informação em Saúde, nível I e II.  

Participa em diversos grupos de trabalho na ULisboa e em Organismos Externos: dos quais se destacam o concelho de Bibliotecas SIBUL; o senado da ULisboa no qual é membro suplente em representação dos trabalhadores não docentes da FMUL, para o período de 2013-2014; é membro da Comissão Paritária da Faculdade de Medicina da ULisboa para o período de 2012-2014; integra o grupo de "Avaliação Interna e Garantia da Qualidade" da FMUL e equipa do projecto de Responsabilidade Social da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Faculdade de Ajudar; colaborou com a equipa de avaliação bibliométrica da Produção Científica da Universidade de Lisboa em parceria com a Universidade de Leiden, para o período de 2000-2009. É membro da direcção da Associação Portuguesa de Documentação e Informação em Saúde -APDIS, eleita para o triénio 2012 - 2014, na qualidade de secretária, e membro do International Council da European Association for Health Information Libraries - EAHIL, eleita em representação de Portugal para o biénio 2013 - 2014.

Published

2016-06-13