O ensino do método científico no âmbito de um programa de pós-graduação em saúde no Brasil
Keywords:
Metodologia, Competência em informação, Ciências da saúde,Abstract
Introdução – Dois editoriais recentes chamaram a atenção para a importância dos métodos ao se conduzir pesquisa de qualidade. Inspirados pela teoria de Ausubel, projetamos a Disciplina Metodologia Científica em Saúde (DMCS). Para Ausubel, a aprendizagem ocorre quando o novo conhecimento tem significado para o aluno, bem como quando ocorre interação entre o conhecimento novo e o pré-existente. Neste trabalho estudou-se a competência em informação (CI) de pós-graduandos brasileiros e avaliou-se o impacto da DMCS nestes indivíduos. Métodos – Estudo de intervenção de ensino antes e depois. População constituída de mestrandos recém-ingressantes em programa de Telemedicina e Telessaúde. A janela do estudo foi de março a agosto de 2015. Participantes foram solicitados a responder a questionário em CI antes do início da DMCS. A DMCS apresentou oito módulos de aprendizagem, 60 horas, modalidade à distância, articulando teoria e prática. Atividades incluíram assistir vídeos, ler e avaliar capítulos de livros e artigos, sintetizar textos, pesquisar bases de dados bibliográficas, reescrever o projeto de pesquisa. Os alunos trabalharam de forma assíncrona na maior parte do tempo, com exceção quando participaram de quatro videoconferências (Adobe Connect). Mensagens postadas nos fóruns da DMCS foram contadas e analisadas. Os Projetos de Pesquisa (PP) desenvolvidos antes e depois do término da DMCS foram pontuados usando-se um instrumento de 10 itens, cada item valendo zero ou um ponto. Resultados – Dez em 11 mestrandos responderam à pesquisa em CI. A idade variou de 24-59 anos (média=37,6), seis eram mulheres. Onze concluíram a DMCS, dez foram aprovados; 146 mensagens foram postadas nos fóruns, 41% pela tutora-docente. O fórum mais popular discutiu habilidades básicas de busca bibliográfica. Seis participantes submeteram seus PP preliminar e revisado. O melhor desempenho foi obtido no item «Desenho do estudo», todos menos um participante o mencionaram no PP revisado. Por outro lado, apenas um participante mencionou a medida de desfecho. Discussão – A DMCS pareceu contribuir para aumentar a percepção dos mestrandos para a importância dos métodos ao conduzir sua pesquisa. A pesquisa em CI, a contagem das postagens nos fóruns como medida do interesse do aluno e o instrumento de avaliação que comparou PP antes versus depois da DMCS foram ideias originais deste estudo e que nos pareceram promissoras. Esta avaliação preliminar do impacto da DMCS baseada numa pequena amostra de participantes confirmou seu potencial e indicou melhorias tanto para intervenção quanto para avaliação. A CI dos mestrandos foi baixa, estes achados foram semelhantes ao de estudos anteriores do grupo. A participação nos fóruns foi escassa, embora outras formas de comunicação entre mestrandos pudessem talvez explicá-la, além do possível uso de outras ferramentas de comunicação, como e-mail, Facebook ou WhatsApp. Enfatizando fortemente a CI, a DMCS pode servir como um ponto de partida para que bibliotecários da saúde avancem com segurança para o ensino do método científico. Finalmente, o conteúdo da DMCS poderia servir para o estudante independente bem como para professores desejosos de promover o método científico, seja presencialmente, seja à distância.