O ensino do método científico no âmbito de um programa de pós-graduação em saúde no Brasil

Authors

  • Beatriz Rodrigues Lopes Vincent Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Martha Silvia Martínez-Silveira Martha Silvia Martinez Silveira Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), Rio de Janeiro, Brasil
  • Luiz Antonio Bastos Camacho Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil

Keywords:

Metodologia, Competência em informação, Ciências da saúde,

Abstract

Introdução – Dois editoriais recentes chamaram a atenção para a importância dos métodos ao se conduzir pesquisa de qualidade. Inspirados pela teoria de Ausubel, projetamos a Disciplina Metodologia Científica em Saúde (DMCS). Para Ausubel, a aprendizagem ocorre quando o novo conhecimento tem significado para o aluno, bem como quando ocorre interação entre o conhecimento novo e o pré-existente. Neste trabalho estudou-se a competência em informação (CI) de pós-graduandos brasileiros e avaliou-se o impacto da DMCS nestes indivíduos. Métodos – Estudo de intervenção de ensino antes e depois. População constituída de mestrandos recém-ingressantes em programa de Telemedicina e Telessaúde. A janela do estudo foi de março a agosto de 2015. Participantes foram solicitados a responder a questionário em CI antes do início da DMCS. A DMCS apresentou oito módulos de aprendizagem, 60 horas, modalidade à distância, articulando teoria e prática. Atividades incluíram assistir vídeos, ler e avaliar capítulos de livros e artigos, sintetizar textos, pesquisar bases de dados bibliográficas, reescrever o projeto de pesquisa. Os alunos trabalharam de forma assíncrona na maior parte do tempo, com exceção quando participaram de quatro videoconferências (Adobe Connect). Mensagens postadas nos fóruns da DMCS foram contadas e analisadas. Os Projetos de Pesquisa (PP) desenvolvidos antes e depois do término da DMCS foram pontuados usando-se um instrumento de 10 itens, cada item valendo zero ou um ponto. Resultados – Dez em 11 mestrandos responderam à pesquisa em CI. A idade variou de 24-59 anos (média=37,6), seis eram mulheres. Onze concluíram a DMCS, dez foram aprovados; 146 mensagens foram postadas nos fóruns, 41% pela tutora-docente. O fórum mais popular discutiu habilidades básicas de busca bibliográfica. Seis participantes submeteram seus PP preliminar e revisado. O melhor desempenho foi obtido no item «Desenho do estudo», todos menos um participante o mencionaram no PP revisado. Por outro lado, apenas um participante mencionou a medida de desfecho. Discussão – A DMCS pareceu contribuir para aumentar a percepção dos mestrandos para a importância dos métodos ao conduzir sua pesquisa. A pesquisa em CI, a contagem das postagens nos fóruns como medida do interesse do aluno e o instrumento de avaliação que comparou PP antes versus depois da DMCS foram ideias originais deste estudo e que nos pareceram promissoras. Esta avaliação preliminar do impacto da DMCS baseada numa pequena amostra de participantes confirmou seu potencial e indicou melhorias tanto para intervenção quanto para avaliação. A CI dos mestrandos foi baixa, estes achados foram semelhantes ao de estudos anteriores do grupo. A participação nos fóruns foi escassa, embora outras formas de comunicação entre mestrandos pudessem talvez explicá-la, além do possível uso de outras ferramentas de comunicação, como e-mail, Facebook ou WhatsApp. Enfatizando fortemente a CI, a DMCS pode servir como um ponto de partida para que bibliotecários da saúde avancem com segurança para o ensino do método científico. Finalmente, o conteúdo da DMCS poderia servir para o estudante independente bem como para professores desejosos de promover o método científico, seja presencialmente, seja à distância.

Author Biographies

Beatriz Rodrigues Lopes Vincent, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e mestrado em Engenharia Biomédica pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Concluiu cursos de Programação (1987) e Análise de Sistemas (1989) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Aperfeiçoamento em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutorado em Saúde Pública, ENSP-FIOCRUZ, defendido em dezembro de 2011. Profa. Adjunta do Departamento de Tecnologia da Informação e Educação em Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DTIES-UERJ) a partir de Agosto de 2012. Analista de Sistemas da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) desde 1997 e atualmente lotada na Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública. Possui particular interesse pela pesquisa e ensino no tema da Competência em Informação. Autora de livro, capítulo de livro e artigos em revistas nacionais e internacionais.

Martha Silvia Martínez-Silveira, Martha Silvia Martinez Silveira Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), Rio de Janeiro, Brasil

Nacida no Uruguai e naturalizada Brasileira atua como Profissional da Informação, graduada em Bibliotecologia - Universidad de la Republica Oriental del Uruguay (1979), com Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior - Universidade Católica do Salvador (1993) , Mestrado em Ciência da Informação - Universidade Federal da Bahia (2005), e Capacitação em Educação Médica pelo método PBL - Universidade Salvador- UNIFACS (2006). Atualmente cursa o Doutorado em Informação e Comunicação Científica em Saude no ICICT/Fiocruz - Rio de Janeiro. Experiência em treinamento e capacitação de profissionais de saúde em metodologias de pesquisa bibliográfica e utilização de recursos de informação em saúde. Domínio de metodologias de pesquisas para Revisão Sistemática, Metanálises, Pesquisa para Medicina Baseada em Evidências e Bases de Dados especializadas da área Médica. Trabalhou na Universidade do Estado da Bahia e na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. Foi professora na Faculdade de Tecnologia e Ciências da cidade de Salvador, Bahia, no Curso de Medicina. É bibliotecária concursada do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ na Bahia desde 2006, onde atua tambem em grupos de pesquisas e de revisões sistemáticas. Ministra uma disciplina optativa na Pós-Graduação em Medicina Saúde Pública da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica, é professora convidada do programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFBA. é instrutora na Residência em Cardiologia da Fundação Bahiana de Cardiologia e Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Faz parte do Grupo INFOCIÊNCIA, desenvolvendo pesquisas sobre aspectos históricos, epistemológicos e políticos da informação científica e das tecnologias de acesso e uso da informação digital. e do grupo de ESTUDOS DE INFORMAÇÃO E AVALIAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SAÚDE.

Luiz Antonio Bastos Camacho, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1988) e doutorado em Saúde Pública - Johns Hopkins University (1994). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia de doenças imunopreveníveis, epidemiologia clínica e aplicada à avaliação de programas de saúde.

Published

2016-06-13