FAZ DA NOSSA BIBLIOTECA A TUA BIBLIOTECA Aposta numa estratégia de proximidade na promoção dos Serviços da Biblioteca-CDI

Autores

  • Susana Oliveira Henriques Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Resumo

A implementação do Projecto de Formação de Utilizadores da Biblioteca-CDI da FMUL, no início do ano lectivo 2012/2013, reforçou a posição privilegiada que esta ocupa no seio da faculdade enquanto parceira do ensino, da aprendizagem e da investigação, e enquanto promotora da mudança, abraçando os desafios emergentes,

 apostando na inovação, na qualidade e excelência dos serviços.

 

Partindo do pressuposto de que o sucesso deste projecto contribuirá para assegurar à FMUL um lugar cimeiro como instituição de referência do ensino médico nacional e da investigação biomédica e, pelo desenvolvimento do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), importa garantir que os objectivos traçados foram atingidos.

 

Monitorizar a implementação do projecto, de acordo com a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade Organizacional nas áreas Técnico-Administrativas através da ferramenta CAF – Estrutura Comum de Avaliação (ou Common Assessment Framework) a decorrer na FMUL, no âmbito da sua candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano (POPH), permitiu-nos verificar aspectos positivos e negativos, procedendo a ajustes, reforçando estratégias.

 

Assim, se é verdade que houve um aumento significativo do número de acções de formação desenvolvidas, bem como uma maior diversificação da oferta formativa, continuam a verificar-se grandes dificuldades na captação dos alunos dos primeiros anos do Mestrado Integrado em Medicina, que ainda olham para a Biblioteca apenas como um espaço para consulta da bibliografia recomendada, utilização das salas de leitura e multimédia. Na sua grande maioria não sentem necessidade de desenvolvimento de competências ao nível da literacia da informação, convencidos que estão de que já as possuem. Pelo que a frequência destas formação só acontece numa lógica de “imposição” e raramente por iniciativa própria.

 

Esta realidade está patente quando se analiza o perfil de utilizadores que frequentam as acções de formação desenvolvidas, sendo estes maioritáriamente alunos do ensino pós-graduado - mestrados/doutoramentos. Aqueles que passaram os primeiros anos da faculdade, de certa forma à margem das potencialidades da sua biblioteca e do apoio que esta disponibiliza para uma melhor gestão do  processo de aprendizagem, encontram-se nesta fase com enormes dificuldades para recuperar e gerir toda a informação de que necessitam.

 

Fundamental também para que esta área atinja os seus objectivos, será a estratégia de marketing adoptada para a promoção da formação e da utilização dos recursos. No paradigma actual, cabe à biblioteca ir ao encontro dos seus utilizadores, apresentar os serviços disponíveis, promover a sua imagem enquanto parceiro fundamental para a gestão e disponibilização de recursos fundamentais para o apoio ao ensino, à investigação e à prática profissional dos seus utilizadores.

 

Apostando numa estratégia de proximidade, a Biblioteca adoptou o lema “Faz da Nossa Biblioteca A tua Biblioteca”, fazendo-se presente nos momentos mais marcantes da vida da faculdade, divulgando os seus serviços e recursos.

 

Das actividades desenvolvidas, destacamos apenas aquelas que nos parecem de maior relevo para 

Biografia Autor

Susana Oliveira Henriques, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Mestre em Ciências da Documentação e Informação - especialidade Biblioteconomia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integra o quadro de pessoal não docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, desde 1997, desempenhando funções na Biblioteca-CDI,  responsável pela coordenação técnica desde Janeiro de de 2013. 

É docente livre da Unidade Curricular de Medicina Baseada na Evidência, e colabora com as Unidades Curriculares do Instituto de Formação Avançada da FMUL (Mestrados/Doutoramentos), com o módulo: Recuperação e Gestão da Informação em Saúde, nível I e II.  

Participa em diversos grupos de trabalho na ULisboa e em Organismos Externos: dos quais se destacam o concelho de Bibliotecas SIBUL; o senado da ULisboa no qual é membro suplente em representação dos trabalhadores não docentes da FMUL, para o período de 2013-2014; é membro da Comissão Paritária da Faculdade de Medicina da ULisboa para o período de 2012-2014; integra o grupo de "Avaliação Interna e Garantia da Qualidade" da FMUL e equipa do projecto de Responsabilidade Social da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Faculdade de Ajudar; colaborou com a equipa de avaliação bibliométrica da Produção Científica da Universidade de Lisboa em parceria com a Universidade de Leiden, para o período de 2000-2009. É membro da direcção da Associação Portuguesa de Documentação e Informação em Saúde -APDIS, eleita para o triénio 2012 - 2014, na qualidade de secretária, e membro do International Council da European Association for Health Information Libraries - EAHIL, eleita em representação de Portugal para o biénio 2013 - 2014.

Downloads

Publicado

2014-04-28