Literacia digital em saúde na doença renal crónica: revisão de literatura
Palavras-chave:
literacia em saúde, literacia em saúde digital, doença renal crónicaResumo
A literacia em saúde surge como conceito emergente da promoção em saúde. Segundo Nutbeam (1998), a literacia em saúde representa as competências cognitivas e sociais que determinam a motivação e capacidade do individuo de obter acesso, compreender e utilizar a informação no contexto da saúde (1). No ponto de vista Kim e Xie (2017) a literacia em saúde define-se como o conhecimento, motivação e competências para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação de saúde para a tomada de decisão, tendo em vista os cuidados de saúde, a prevenção da doença e a promoção da saúde (2). A literacia em saúde digital é definida como a capacidade de avaliar a informação de saúde retirada de fontes eletrónicas e aplicar o conhecimento adquirido para resolver uma situação relacionada com a saúde. Por outro lado, Norman e Skinner (2006) afirmam que a literacia em saúde digital conjuga competências de diferentes literacias, aplicadas ao contexto da saúde digital. Deste modo, identifica seis componentes centrais: literacia tradicional, literacia em saúde, literacia informacional, literacia científica, literacia dos media e literacia computacional (3).
A literacia em saúde na doença renal é muito importante, uma vez que existe grande complexidade associada à condição médica. A Doença Renal Crónica (DRC) corresponde à perda da função renal, lentamente. Na sua fase mais avançada, os rins já não são capazes de executar as suas funções e surgem duas opções: diálise e transplantação (4).
Para compreender a DRC é necessário que os pacientes sejam capazes de interpretar, aplicar e usar informação quantitativa, especialmente relacionada com informação médica. Assume-se que 20% a 25% dos doentes renais crónicos apresentam níveis limitados de literacia em saúde, o que se reflete na dificuldade na compreensão da doença e, consequentemente, falhas na adesão terapêutica (5).
Referências
Nutbeam D. Health promotion glossary. Health Promot Int. 1998;1(1):113–27.
Kim H, Xie B. Health literacy in the eHealth era : A systematic review of the literature. Patient Educ Couns [Internet]. 2017;100(6):1073–82. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.pec.2017.01.015
Norman CD, Skinner HA. eHealth Literacy : Essential Skills for Consumer Health in a Networked World. J Med INTERNET Res. 2006;8:1–10.
MedlinePlus. Chronic Kidney Disease | Kidney Disease | CKD | Medlineplus [Internet]. 2019 [cited 2020 Jan 2]. Available from: https://medlineplus.gov/chronickidneydisease.html
Morony S, McCaffery KJ, Kirkendall S, Jansen J, Webster AC. Health Literacy Demand of Printed Lifestyle Patient Information Materials Aimed at People With Chronic Kidney Disease: Are Materials Easy to Understand and Act On and Do They Use Meaningful Visual Aids? J Health Commun [Internet]. 2017;22(2):163–70. Available from: http://dx.doi.org/10.1080/10810730.2016.1258744