10 Anos de repositório do ISPA-Instituto Universitário (2009-2019): contributos para a Ciência Aberta

Autores

  • Paulo Nunes ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
  • Patrícia Santos ISPA-Instituto Universitário

Palavras-chave:

Estudo de caso, Acesso Aberto, Ciência Aberta, Repositório, Estatísticas, Indicadores de desempenho, Ensino Superior.

Resumo

Introdução: Comemora-se uma década  de Acesso Aberto no ISPA-Instituto  Universitário, através do seu Repositório Institucional (2009-2019),  focalizados nos seguintes objetivos: (a) aumentar o impacto e a visibilidade dos resultados da investigação desenvolvida apoiando assim a internacionalização; (b) aumentar a visibilidade do ISPA-Instituto Universitário e dos que nele trabalham, servindo como indicador tangível da qualidade e da relevância científica e social das suas atividades de investigação e ensino; (c) contribuir para a melhoria da comunicação interna; e,  (d)  preservar a memória intelectual do ISPA. Com o presente poster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA e seus contributos para a Ciência Aberta.

 Objetivo:  Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da Ciência Aberta, com base no estudo de caso da evolução do repositório do ISPA (2009-2019), através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização.

Metodologia: Estudo de caso. Utilização do módulo de estatísticas do repositório do ISPA (http://repositório.ispa.pt), através de análise descritiva de indicadores de caracterização, evolução, conteúdos e utilização.

Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 27 comunidades, 120 coleções e disponibiliza 6.880 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais, 41% teses e dissertações de mestrado e 9% são de outro tipo de documentos). O número médio de depósitos por ano é de 698. O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 76% dos documentos estarem em acesso aberto, 22% em acesso restrito e 2% em acesso embargado. O número de downloads foi de 2.346.522, sendo a maioria – 72% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. As comunidades que contemplam mais documentos são: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Psicologia da Saúde. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são os investigadores: Isabel Leal (188), João Marôco (179), Rui Oliveira (156). Na análise à utilização regista-se que os três artigos com maior número de downloads são: Práticas de gestão de recursos humanos e desempenho organizacional (28.950) da autoria de Liliana Cardoso; Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? da autoria de Teresa Garcia-Marques e João Marôco (26.006); Córtex pré-frontal, funções executivas e comportamento criminal (22.386) de Tânia Seruca. Por fim, os investigadores com maior número de downloads são: João Marôco (96.782); Isabel Leal (69.956), José Carvalho Teixeira (44.356) e Teresa Garcia-Marques (40.682).

Conclusões: Um dos principais objetivos dos repositórios institucionais é aumentar o impacto e a visibilidade dos resultados da investigação desenvolvida nas instituições. A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O poster apresentado procura contribuir como estudo de caso para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação no contexto da Ciência Aberta. É fundamental tornar a produção científica acessível a toda a comunidade e a todas as pessoas, quer ao nível nacional e internacional. Aliás, essa é uma prioridade hoje em dia com os novos desafios do Horizonte 2030 - o acesso aberto à Ciência, sendo fundamental o papel do Repositório para atingirmos esse objetivo no presente e no futuro.

Downloads

Publicado

2020-12-15