Infodemiologia e vacinação contra COVID-19

mensuração do impacto da comunicação nas redes digitais no contexto da aplicação da terceira dose na campanha do Estado de São Paulo

Autores

  • Emily Gonçalves Programa de Pós-Graduação da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
  • Profa. Dra. Edlaine Faria de Moura Villela

Palavras-chave:

COVID-19, Estado de São Paulo, Vacina, Terceira dose, Tweets, Fake News

Resumo

A pandemia de Covid-19 impulsionou estudos em infodemiologia, como este.

No Brasil, grupos e Governos disponibilizaram indicadores epidemiológicos, incluindo balanços de vacinas aplicadas. A análise de êxito da campanha é complexa como seu porte: diferentes grupos, faixas etárias, cronogramas, imunizantes de quatro fabricantes, com esquemas vacinais de períodos distintos, incluindo doses de reforço. Fake news permearam as redes digitais, pressionando a divulgação de conteúdos cientificamente embasados.

A fim de mensurar o impacto desse fenômeno na fase da terceira dose no Estado de São Paulo, iniciada em 01/09/2021, foram levantados três indicadores no primeiro quadrimestre de vigência dessa etapa: terceiras doses aplicadas, publicações no Twitter pelo Governo de São Paulo e pelo público geral sobre o tema, devido à relevância jornalística dessa rede. 

Até 31/12/2021, 9.985.121 doses do tipo foram aplicadas em SP. O Governo publicou 39 tweets sobre o tema, e houve 447 tweets do público – 30% negativos. Foram similares as curvas diárias de doses aplicadas e tweets gerais: picos de aplicações ocorreram em média de 3 a 8 dias após picos de tweets da população, independentemente da sentimentalização; e de 1 a 3 dias após publicações do Governo. Infere-se que o debate digital afeta políticas de imunização.

Biografias Autor

Emily Gonçalves, Programa de Pós-Graduação da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), e mestranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação vinculado à Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo-PPG-CCD-SES/SP, na área de concentração de Vigilância em Saúde Pública, com linha de pesquisa em Educação, Informação e Comunicação em Saúde Pública. Atualmente, é Gerente de Comunicação na FSB Holding, responsável pela gestão de Comunicação 360, com times multidisciplinares dedicados a clientes das áreas de Saúde e Ciência - como o Grupo DPSP, união das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, e a multinacional Thermo Fisher Scientific na América Latina -, além de órgãos do Governo do Estado de São Paulo - Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e as Secretarias de  Cultura, Políticas para a Mulher, Negócios Internacionais e Casa Civil. 

Profa. Dra. Edlaine Faria de Moura Villela

Epidemiologista com experiência em vigilância em saúde pública, comunicação e educação. Diretora Técnica de Saúde III do Grupo de Apoio às Políticas de Prevenção e Proteção à Saúde (GAPPPS) da Coordenadoria de Controle de Doenças (SES/SP), atuando como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Editora Executiva do Boletim Epidemiológico Paulista (Bepa) e Presidente do Comitê Estadual de Vigilância à Morte Materna e Infantil. Docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atuou como docente do curso de graduação em Medicina da UFG Campus Jataí por sete anos e como consultora da Organização Pan-Americana da Saúde, inclusive prestando serviços para o Ministério da Saúde por dois anos. Pós-Doutorado em: Avaliação de Políticas de Saúde Pública/Instituto de Salud Carlos III, Madrid; em Saúde Global com aplicação de Métodos Epidemiológicos Mistos/Universidade de Antuérpia; em Educação Médica/Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Doutorado em Epidemiologia e Mestrado em Saúde Pública/Faculdade de Saúde Pública da USP; Seis especializações: Docência no Ensino Digital (Einstein); Educação para profissões da saúde (Faimer); Gestão em Epidemiologia (Johns Hopkins); Docência no Ensino em Saúde (Einstein); Divulgação científica em Saúde (Unicamp); Saúde Ambiental (USP); Graduação em Ciências Biológicas (Unesp), Pedagogia (Uninove) e Ciência da Informação (USP).

Referências

Arquivo online do Governo de São Paulo [Internet]. Estado de São Paulo: Painel de Estatísticas Gerais da Vacinação contra a COVID-19, 2020. [citado 5 jul 2023]. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/simi/dados-abertos/.

EYSENBACH, Gunther. Infodemiology and Infoveillance: Framework for an Emerging Set of Public Health Informatics Methods to Analyze Search, Communication and Publication Behavior on the Internet. J Med Internet Res 2009 (Mar 27); 11(1): e11. [acesso em 11 out 2021]. Disponível em: https://www.jmir.org/2009/1/e11

Pesquisa booleana de menções sobre “terceira dose”, “dose de reforço” e “dose adicional” da vacina de Covid-19 no Twitter [Internet]. São Paulo (SP): Stilingue, 2023 [ extraído em 1 jul 2023; citado em 5 jul 2023]. Disponível em: https://stilingue.com.br/.

Organisation for EconomicCo-operation and Development–OECD. Enhancing public trust in COVID-19 vaccination: The role of governments. [atualizado em 27 mai 2021; citado em 11 out 2021; acesso em 11 out 2021]. Disponível em: https://www.oecd.org/coronavirus/policy-responses/enhancing-public-trust-in-covid-19-vaccination-the-role-of-governments-eae0ec5a/.

World Health Organization-WHO. 1st WHO infodemiology conference: How infodemics affect the world & how they can be managed. Geneva, Switzerland, 2021. Sientific Conference via Zoom [ acesso em 11 out 2021]. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/epi-win/infodemic-management/infodemiology-scientific-conference-booklet.pdf?sfvrsn=179de76a_4.

Publicado

2024-02-02