O desenvolvimento de um protótipo de software para descrição automatizada de documentação no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

Autores

  • Bruno Ribeiro
  • João Vidal Carvalho CEOS-ISCAP, São Mamede Infesta, Portugal
  • Susana Martins CEOS-ISCAP, São Mamede Infesta, Portugal
  • Milena Carvalho CEOS, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto

Palavras-chave:

Descrição da Informação, Automatização;, Profissional da Informação na Saúde;, Estágio LCTDI

Resumo

Os profissionais da informação têm atuação em organizações de diferente natureza. O setor da saúde não é exceção pois gera e consome informação diariamente. A licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (LCTDI)  forma profissionais de informação capazes de atuar em diferentes contextos, colocando em prática competências adquiridas ao longo dos 3 anos do ciclo de estudos. O projeto que se apresenta foca-se na automatização da descrição da informação. No caso do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, a velocidade e rapidez com a qual todos os processos e procedimentos hospitalares são descritos, catalogados e eventualmente arquivados no respetivo arquivo clínico com o intuito de assegurar a fluidez  de  todo  o  serviço é essencial. Estas atividades constituem-se o pilar fundamental para o funcionamento de todas as instituições hospitalares, dado que muitas outras funções executadas nas demais áreas e serviços dependem diretamente deste tipo de processos, daí a pertinência da correta e atempada descrição da informação.

Biografias Autor

Bruno Ribeiro

Bruno Ribeiro licenciado em Ciências Tecnologias da Documentação e Informação, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, P. Porto  (ISCAP, P.Porto)

João Vidal Carvalho, CEOS-ISCAP, São Mamede Infesta, Portugal

António Vidal Carvalho, Professor Adjunto no ISCAP/Politécnico do Porto. Pós-Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade de Coimbra. Doutorado em Sistemas e Tecnologias de Informação pela Universidade de Santiago de Compostela, Mestre em Gestão de Tecnologias de Informação pela Universidade do Minho e Licenciado em Ciências de Computadores/Matemática Aplicada pela Universidade Portucalense. Vice-Diretor do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP). Membro efetivo da Comissão de Reconhecimento/Certificação de Competências do ISCAP/Politécnico do Porto. Presidente da Conferência Internacional sobre Turismo, Tecnologias e Sistemas (ICOTTS) e da Conferência Internacional sobre Tecnologias de Informação e Educação (ICITED). Editor-chefe do Journal of Information Systems Engineering & Management. Publicou livros em ciência da computação e gerenciamento de banco de dados e é autor de doze publicações em revistas científicas com fator de impacto JCR.

Susana Martins, CEOS-ISCAP, São Mamede Infesta, Portugal

Doutorada em Educação-especialização em Educação e Bibliotecas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique desde 2015 e Professora Adjunta no ISCAP-IPP na área de Ciência da Informação. Investigadora no CEOS.PP. Apresentou diversas comunicações em congressos internacionais, publicou os artigos nas respetivas atas, tendo igualmente publicado artigos em várias revistas científicas. É revisora científica de diversas conferências na área da Ciência da Informação e Educação. As suas principais áreas de interesse são: Literacia da Informação; Comportamento informacional; Bibliometria; Documentação e Informação científica; Organização e gestão da informação; Representação da informação; Políticas de Informação; Gestão da Informação; Património informacional; web semântica e uso das tecnologias de informação nos serviços de informação.

Milena Carvalho, CEOS, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto

Milena Carvalho, Doutorada em Ciências Documentais - Especialização em Gestão da Informação e Serviços de Informação, na FLUC. Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação na Universidade de Évora. Especialista em Ciências Documentais - Opção Arquivo na FLUP. Professora Adjunta no ISCAP-P. Porto, na área da Ciência da Informação. Diretora da Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação. Diretora das seguintes Pós-Graduações: Gestão da Documentação da Saúde; Gestão dos Serviços de Informação e Gestão de Centros de Recursos Educativos na Era Digital e entre 2014-2019, Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares. Tem publicações em conferências e revistas científicas e colabora como revisora de pares em conferências nacionais e internacionais. Os seus interesses de investigação são nas áreas da Ciência da Informação, Mediação e Comportamento informacional, Gestão da Informação e do Conhecimento, Preservação e Conservação.

Referências

Beraquet VSM, Ciol R, Oliveira SLG de, Chiavaro NM, Chagas MAN. Desenvolvimento do profissional da informação para atuar em saúde: identificação de competências. RDBCI Rev Digit Bibl E Ciênc Informação. 16 de março de 2006;4(1):1–16.

Doktorchik C, Lu M, Quan H, Ringham C, Eastwood C. A qualitative evaluation of clinically coded data quality from health information manager perspectives. Health Information Management Journal. 2020;49(1):19-27. doi:10.1177/1833358319855031

Jaspers MW, Fockens P, Ravesloot JH, Limburg M, Abu-Hanna A. Fifteen years medical information sciences: the Amsterdam curriculum. Int J Med Inf. 30 de junho de 2004;73(6):465–77.

Pinto MAF. O profissional de informação em saúde no apoio à decisão clínica e à investigação [Internet] [masterThesis]. 2018 [citado 26 de maio de 2023]. 234 p. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/31844

Publicado

2024-02-02