RUN – 10 anos de atividade do repositório institucional da NOVA

Autores

  • Isabel Sousa Andrade Escola Nacional de Saúde Pública - Universidade NOVA de Lisboa
  • Ana Alves Pereira
  • Susana Lopes
  • Miguel Mimoso Correia

Palavras-chave:

Repositórios académicos, Acesso Aberto, Comunicação de ciência, Portugal

Resumo

Nota introdutória:

Os Bibliotecários da NOVA têm como principal objetivo aprofundar e alargar a cooperação entre bibliotecas, de modo a promover a partilha de recursos, a investigação e a criação de conhecimento.

Um dos projetos comuns e colaborativos é o RUN - Repositório da Universidade NOVA de Lisboa.

Dele resulta a elaboração deste poster - com dados atualizados - para apresentação nas XIV Jornadas APDIS - Be OPEN: Inspirar, Capacitar, Investigar, Inovar & Partilhar que pretende dar visibilidade aos 10 anos de atividade do RUN.

O Repositório da NOVA1 destina-se a recolher, armazenar, preservar, divulgar e dar acesso aberto à produção científica, em formato digital, de toda a Universidade NOVA.

O RUN está agregado na b-on, no RCAAP, no OASIS e no OpenAIRE, entre outros, potenciando a divulgação, através de vários recursos, da informação constante nas diferentes tipologias de publicações que alberga, salvaguardando sempre a autoria e beneficiando da preservação digital.

Ao permitir o cumprimento da lei do depósito legal de teses e dissertações2 e os mandatos de acesso aberto das entidades financiadoras de ciência (FCT, H2020, entre outras), o RUN cumpre outro dos seus desígnios.

Contribuindo para o aumento do impacto da investigação desenvolvida na universidade e garantindo a preservação digital da memória intelectual da NOVA, o RUN posiciona-se entre os cinco repositórios nacionais com maior número de documentos depositados e em acesso aberto.

De facto, o RUN registou desde um número significativo de downloads, mais de 10 milhões e de 3 milhões e 400 mil consultas, mantendo-se Portugal, o Brasil, os Estados Unidos, Angola e a China como os países que mais contribuíram para estes valores estatísticos.

Foram depositados, ao longo destes anos, 28.889 novos documentos, sendo a grande maioria dissertações de mestrado, mas também artigos, teses de doutoramento e publicações em conferências científicas.

A nível da visibilidade, e considerando os dados do Ranking Web of Repositories – Transparent Rankings3, o RUN ocupa atualmente a 138º posição num universo de 3077 repositórios institucionais.

 

Biografia Autor

Isabel Sousa Andrade, Escola Nacional de Saúde Pública - Universidade NOVA de Lisboa

Centro de Documentação e Informação - Biblioteca

Referências

Universidade Nova de Lisboa. RUN: Repositório da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa: UNL; 2019. Disponível em: https://run.unl.pt/

Portaria n.º 285/2015. D.R. 180/2015, Série I de 2015-09-15: 8011 – 8014. Aprova o Regulamento Técnico de Depósito de Teses e Trabalhos de Doutoramento e de Dissertações e Trabalhos de Mestrado a que se refere o n.º 3 do artigo 50.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto.

Spain. Ministry of Education. Consejo Superior de Investigaciones Científicas. Ranking web of repositories. Madrid: CSIC; 2019. Disponível em: https://repositories.webometrics.info/

Downloads

Publicado

2020-12-15