As salas de espera em unidades públicas de saúde: sua potencialidade na promoção de Literacia em Saúde

Autores

  • Diana Pinheiro
  • Sara Henriques
  • Patrícia Ribeiro

Palavras-chave:

Sala de espera, Literacia em saúde, Educação em saúde, Promoção de saúde, Comunicação

Resumo

Objetivos: O presente trabalho pretende abordar o potencial das salas de espera em unidades de saúde públicas como espaços privilegiados para promoção de saúde e para o aumento da literacia em saúde. As salas de espera em unidades de saúde hospitalar pública são espaços públicos abertos a todos os utentes, onde os mesmos aguardam por consultas de saúde. O tempo de espera aqui despendido é muitas vezes negligenciado, podendo ser utilizado de forma mais útil e vantajosa para todos – utentes, sistema de saúde, profissionais de saúde. Este trabalho pretende realizar uma análise sobre a qualidade dos espaços de espera e circulação em unidades de saúde, e recolher informação sobre como estes espaços são atualmente utilizados para promover informação sobre saúde.

Métodos: Numa primeira fase deste trabalho, foi desenvolvido um instrumento e aplicado em cinco unidades de saúde.

Resultados: Os dados revelam que de modo geral as unidades de saúde encontram-se bem equipadas e oferecem um ambiente estável e confortável. No entanto, encontram-se ainda desprovidas de meios de comunicação mais atuais e interativos, focando-se a promoção de saúde apenas na afixação de posters e distribuição de folhetos. Ainda, verifica-se que em nenhuma sala de espera se encontrou atividades promovidas por profissionais de saúde de modo a dar mais utilidade ao tempo de espera dos utentes.

Numa segunda fase, pretende-se ainda analisar a opinião e satisfação dos utentes face à utilização destes espaços, permitindo assim uma comparação dos dados recolhidos nas diferentes unidades e sua relação com a opinião do utilizador desses espaços, o utente.

Palavras-chave: Sala de espera; literacia em saúde; educação em saúde, promoção de saúde, comunicação.

Referências

Espanha, R., & Ávila, P. (2016). Health literacy survey Portugal: Contributions for the knowledge and health and communications. Procedia Computer Science, 100, 1033-1041.

Espanha, R., Avila, P., & Mendes, R. M. (2016). A literacia em saúde em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, CIES – IUL.

Hulsman, R. L., Smets, E.M A, Karemaker, J.M., & de Haes, H. J.C.J.M. (2011). The psychophysiology of medical communication. Linking two worlds of research, Patient Education & Counseling, 84 420-427

Hunt, T., & Grunig, J. E. (1994). Public relations techniques. Fort Worth: Harcourt Brace College Publishers.

Igna, C., Julkunen, J., & Ahlstrom, R. (2008). Sense of coherence relates with smoking. Journal of Health Psychology, 13(8), 996-1001.

Organização Mundial da Saúde (1986). Carta de Ottawa para a promoção da saúde. In I conferência internacional sobre promoção da saúde, Ottawa, 17-21 novembro de 1986. Disponível em: https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/carta-de-otawa-1986.aspx

Organização Mundial da Saúde. (2008). Health Literacy. Disponível em: http://www.OMS.int/healthpromotion/ conferences/7gchp/Track1_Inner.pdf

Downloads

Publicado

2020-12-15