O Núcleo Museológico da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e a preservação da memória dos cuidados de saúde

Autores

  • Rute Alexandra Oliveira Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E.

Palavras-chave:

Preservação da informação, promoção da investigação, difusão da memória de saúde

Resumo

Introdução
O Núcleo Museológico da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) foi criado em 2005 na sequência de uma exposição sobre as “Memórias e histórias” do Hospital Conde do Bracial, dado este ter encerrado as suas funções em 2004, depois de 162 anos de existência.
Ao longo dos anos o Núcleo tem recebido doações de profissionais de saúde, mas principalmente de familiares que pretendem preservar algum espólio demonstrativo da atividade profissional dos seus entes queridos, como é exemplo o importante acervo da Dra. Rufina Dias Coelho, anatomopatologista com origens em Santiago do Cacém.
A construção da memória coletiva na área da saúde e a sua difusão constituem pilares fundamentais para a criação de projetos pelo Núcleo Museológico da ULSLA.
Objetivos
O Núcleo Museológico da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano foi criado pela Biblioteca em 2005 e caracteriza-se pela recolha através de doações de acervo documental, e outro, com interesse histórico e cultural na área da saúde, bem como o seu tratamento e divulgação.
Método
Os desafios de preservação da memória e história dos cuidados de saúde hospitalares e de cuidados de saúde primários no Litoral Alentejano, são vários e passam não só por políticas e projetos de preservação da informação, como por promover a investigação direcionada a investigadores que pretendam ter acesso a um acervo diferenciado.
Integração em grupos e ações que promovam a produção de eventos, materiais e informação de saúde.
Estabelecimento de parcerias com a comunidade local para debater, definir e programar atividades coletivas que resultem na difusão de memórias de saúde.
Resultados
Preservação da memória histórica de saúde da região.
Discussão
Alguns dos recursos de suporte às melhores práticas são o Núcleo Museológico, preservando e divulgando informação com valor científico e histórico.
A colaboração com entidades, estudantes ou voluntários que possam ter interesse em estudar este nosso acervo, pode ser uma forma de ultrapassar os constrangimentos existentes em termos de tratamento documental, arquivístico, de preservação da informação e de promoção da investigação.
Conclusões
A Biblioteca pretende envidar esforços para criar melhores condições quer de acondicionamento quer de acesso a um acervo museológico/arquivístico que pertence à memória de saúde de uma população.
Será necessário um investimento formativo nesta área arquivística/museológica para um melhor enquadramento técnico e profissional.
A incorporação de novos testemunhos patrimoniais que contribuam para o enriquecimento do acervo do Núcleo Museológico, irá depender da capacidade de resposta em termos de espaço físico de acondicionamento.
Dar maior visibilidade ao Núcleo Museológico da ULSLA através da criação de exposições temáticas, deslocalizando-as para a comunidade, permitirá um maior envolvimento com a população, uma melhor difusão da memória de saúde.
Bibliografia
CATARINA, Alarcão (2007) - Prevenir para preservar o património museológico. Museal: Revista do Museu Municipal de Faro [Em linha]. N.º 2. [Consult. 20 Set. 2019]. Disponível na Internet:
<URL:http://www.museumachadocastro.gov.pt/Data/Documents/Prevenir%20para%20preservar%20o%20patrimonio%20museol%C3%B3gico.pdf>
INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS [20--] Museum definition. [Em linha]. [20--]. [Consult. 20 Set. 2019]. Disponível na Internet:<URL: http://icom.museum/en/activities/standards-guidelines/museum-definition/>
Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano. Regulamento do Serviço de Biblioteca e Documentação. Santiago do Cacém: ULSLA; s.d.
Palavras-chave: Preservação da informação, promoção da investigação, difusão da memória de saúde

Biografia Autor

Rute Alexandra Oliveira, Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E.

Serviço de Biblioteca e Documentação da ULSLA

Referências

CATARINA, Alarcão (2007) - Prevenir para preservar o património museológico. Museal: Revista do Museu Municipal de Faro [Em linha]. N.º 2. [Consult. 20 Set. 2019]. Disponível na Internet:

http://www.museumachadocastro.gov.pt/Data/Documents/Prevenir%20para%20preservar%20o%20patrimonio%20museol%C3%B3gico.pdf>

INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS [20--] Museum definition. [Em linha]. [20--]. [Consult. 20 Set. 2019]. Disponível na Internet:http://icom.museum/en/activities/standards-guidelines/museum-definition/>

Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano. Regulamento do Serviço de Biblioteca e Documentação. Santiago do Cacém: ULSLA; s.d.

Downloads

Publicado

2020-12-15