A Biblioteca da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e a promoção de acesso à informação de saúde

Autores

  • Rute Alexandra Oliveira Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E.

Palavras-chave:

acesso à informação de saúde, cooperação, proximidade

Resumo

Introdução
A Biblioteca da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) serve a comunidade de profissionais de saúde, a comunidade de utentes e a população em geral.
Proporcionar o acesso a informação científica, promover o conhecimento e a investigação, responder às solicitações apresentadas à Biblioteca, e desenvolver projetos de proximidade com os profissionais, utentes e população em geral são as principais valências.
Objetivos
O bibliotecário de saúde ao investir no desenvolvimento de competências cada vez mais diversificadas, deve estar preparado para não só utilizar novas ferramentas, como novos projetos, serviços e procedimentos, novas áreas de intervenção, incidindo na prestação de serviços de proximidade.
Método
Estabelecer ações de cooperação para o desenvolvimento de competências, novas ferramentas e novas áreas de intervenção, incidindo na prestação de serviços de proximidade baseados na decisão para apoio aos profissionais de saúde.
Promoção da literacia em saúde para vários público-alvo, promovendo o acesso à informação científica fidedigna e atual.
Integração em grupos e ações que promovam a produção de eventos, materiais e informação de saúde.
Estabelecimento de parcerias com a comunidade local para debater, definir e programar atividades coletivas que resultem na melhoria contínua de qualidade de vida da população local.
Preservação da memória histórica de saúde da região.
Resultados
Criação de informação direcionada para impulsionar a qualificação e a capacitação, através de livros, prospetos, pósteres, informação radiofónica, numa interação de proximidade com a Biblioteca.
Discussão
Alguns dos recursos de suporte às melhores práticas são a Biblioteca Digital, para profissionais de saúde; a Biblioteca do Doente, numa ação direta com o doente internado através do Serviço de Empréstimo; os projetos de Literacia em Saúde, para profissionais e população em geral; o Núcleo Museológico, preservando e divulgando informação com valor científico e histórico.
Conclusões
As ações da Biblioteca ULSLA surgiram da necessidade e do interesse em chegar mais perto dos profissionais de saúde e da população, estando em causa a gestão da saúde individual do utente, e a capacidade de cuidar de si e do outro.
Continuar a investir no acesso à informação de saúde visando a melhoria dos cuidados de saúde da população, numa articulação próxima com todos os intervenientes.
Bibliografia
Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano. Regulamento do Serviço de Biblioteca e Documentação. Santiago do Cacém: ULSLA; s.d.
Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano. Plano de Ação de Saúde Escolar da ULSLA, ano letivo 2018/19. Santiago do Cacém: ULSLA; 2018.
Palavras-chave: acesso à informação de saúde; cooperação; proximidade

Biografia Autor

Rute Alexandra Oliveira, Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E.

Serviço de Biblioteca e Documentação da ULSLA

Referências

Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano. Regulamento do Serviço de Biblioteca e Documentação. Santiago do Cacém: ULSLA; s.d.

Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano. Plano de Ação de Saúde Escolar da ULSLA, ano letivo 2018/19. Santiago do Cacém: ULSLA; 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-15