Percepções de saúde e envelhecimento: estado da arte das publicações em língua portuguesa indexadas na Scopus

Autores

  • Jaziel Vasconcelos Dorneles
  • Lilian Aguilar Teixeira

Palavras-chave:

Idoso, Envelhecimento, Saúde, Estado da arte, Bibliometria, Analise bibliométrica.

Resumo

De acordo com a ONU, pela primeira vez na história, a maior parte das pessoas podem viver até os 60 anos ou mais, fenômeno positivo que tem levado a um rápido e crescente envelhecimento das populações em todo o mundo e tem causado mudanças e implicações profundas em todos os setores da sociedade. A perspectiva de viver mais alguns anos de vida tem alterado inclusive o comportamento da população já idosa e também dos mais novos, principalmente em relação ao planejamento de suas vidas. No entanto, a amplitude das oportunidades que passam a existir com o aumento da longevidade depende e muito de um fator fundamental: a saúde. Esse fenômeno carece da atenção de cientistas e pesquisadores de todas as áreas, no sentido de buscar entendê-lo e buscar alternativas para contribuir inclusive com uma melhor qualidade de vida para essa população. Portanto o objetivo do presente artigo será analisar a produção científica indexada na base de dados Scopus, através da metodologia de analises bibliométricas. Como escopo de aprofundamento a análise será feita tendo por base as publicações em língua portuguesa, disponibilizadas em acesso aberto. Pretendemos apresentar de maneira simplificada, porém abrangente, o estado da arte das publicações nessa temática com vistas a identificar as principais abordagens e tendências acerca desse assunto.

Referências

Cardoso S., et al. (2012), “Estado e políticas sociais sobre a velhice em Portugal (1990 - 2008)”. Análise Social. 2012; 204, xlvii (3.º):. 606-630.

Joia CL, Ruiz T, Donasilio MR. (2007). Condições associadas ao grau de satisfação com a vida entre a população de idosos. Rev Saúde Pública. 2007; 41(1): 131-8.

Organização Mundial de Saúde. 2013. Estatísticas da Saúde Mundial 2013. Geneva: OMS; 2013.

Organização Mundial da Saúde. Relatório mundial de envelhecimento e saúde. 2015 .OMS Genebra, Suíça . Acesso em : 8 Janeiro de 2020.

Sousa, L., Galante, H., & Figueiredo, D. (2003). Qualidade de vida e bem estar dos

idosos: um estudo exploratório na população portuguesa. Revista Saúde Pública, 37 (3),

-371.

Downloads

Publicado

2020-12-15