Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde
Palavras-chave:
Capacitação profissional, Literacia da informação, Revisão sistemática, Meta-análise, Profissional de saúde, Prática baseada na evidênciaResumo
Introdução: É humanamente impossível, na atualidade, um profissional de saúde conseguir acompanhar todo o conhecimento científico publicado na sua especialidade. Para garantir a constante atualização de conhecimentos e exercer a prática clínica de forma segura e responsável, um profissional de saúde teria de ler vários artigos diariamente; ainda assim, dificilmente conseguiria abarcar o conjunto da literatura científica publicada na sua área. Como pode um médico acompanhar o crescimento desta informação? E como garantir se a investigação publicada é ou não pertinente? Idealmente a tomada de decisão clínica assenta num conjunto de estudos que fornecem respostas diferentes para a mesma pergunta. Dadas as dificuldades de rastreio de todos os estudos originais, os artigos de revisão sistemática e as meta-análises acabam por ser uma importante fonte de evidência resumida sobre uma temática específica; ajudam os profissionais de saúde a fazer uma gestão do conhecimento científico anualmente publicado, reúnem a evidência relevante e utilizam uma metodologia de análise clara e transparente, minimizando o viés e conduzindo estes profissionais à melhoria da prática baseada em evidências.
Objetivo do estudo: O objetivo do presente estudo é o de identificar as competências que os profissionais de saúde devem adquirir para que as revisões sistemáticas e as meta-análises representem um contributo válido na sua atualização de conhecimentos e uma mais-valia na prática clínica.
Métodos: A metodologia seguida envolve duas etapas: a revisão da literatura e o uso da técnica do cross-referencing. Para a revisão da literatura realizou-se uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE (via plataforma PubMed), Scopus e Web of Science, que respondesse ao objetivo em estudo. Para a segunda etapa, a do exercício de cross-referencing, foram submetidos os artigos mais relevantes para recolha de literatura científica similar e para análise paralela das referências citadas nos estudos: as que se cruzam, as que identificam a capacitação dos profissionais de saúde e as que corroboram o impacto das revisões sistemáticas e das meta-análises na prática clínica.
Resultados: Os resultados permitem compreender a complexidade das revisões sistemáticas e das meta-análises, avaliar a qualidade dos estudos publicados e usar as evidências a partir da literatura médica. A análise permite identificar um conjunto de competências que os profissionais de saúde devem adquirir, refletir e atualizar regularmente para que a sua prática clínica beneficie dos resultados alcançados por estas tipologias de estudo, a saber: saber pesquisar e avaliar informação científica; saber recuperar informação científica a partir de diferentes bases de dados; evidenciar capacidade de gestão da informação; evidenciar pensamento crítico; saber trabalhar em equipa; saber colaborar eficazmente com os outros; saber avaliar a literatura científica; evidenciar capacidade de análise e de síntese; saber tratar e processar a informação científica; saber tratar estatisticamente a informação; saber usar um software de análise estatística; assumir a tomada de decisão; evidenciar competência metodológica e estatística; evidenciar domínio das metodologias; saber aplicar conhecimentos de escrita académica/científica.
Conclusões: As revisões sistemáticas e as meta-análises são estudos que apresentam evidências essenciais para a prática clínica. Espera-se que os profissionais de saúde e os investigadores compreendam e adquiram as competências necessárias, metodologicamente sólidas, para a preparação e condução destes estudos.