A edição de revistas de saúde portuguesas: visibilidade e perspetivas sobre Acesso Aberto

Autores

  • Anabela Venâncio Henriques Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, Portugal

Palavras-chave:

Revistas como assunto, Saúde, Acesso à informação, Edição, Portugal

Resumo

RESUMO

Introdução: As revistas científicas, principal veículo da comunicação científica formal, são relevantes em todas as áreas do conhecimento, contudo no âmbito das ciências da saúde assumem uma importância ainda maior. Na área da saúde as revistas científicas desempenham um papel fundamental na difusão dos resultados da investigação científica, contribuindo para o avanço da medicina, a formação dos investigadores e a melhoria dos cuidados de saúde. Para o progresso da ciência médica é muito importante a visibilidade da produção científica. A falta de difusão das revistas científicas origina o fraco reconhecimento do trabalho dos autores que nelas editam e a invisibilidade da investigação científica. O desenvolvimento da edição científica em acesso aberto coloca oportunidades, mas também limitações que necessitam de ser repensadas em articulação com o modelo tradicional, para encontrar uma solução que se adapte à veiculação do saber científico.

Objetivos: O objetivo da investigação foi averiguar a relação entre a qualidade editorial de uma população de revistas científicas portuguesas de saúde e a visibilidade nacional e internacional destas revistas.

Método: Estudo transversal analítico e essencialmente quantitativo. Incidiu na análise do cumprimento de critérios de qualidade editorial Latindex de uma população de 46 revistas científicas de saúde portuguesas e na verificação da respetiva visibilidade nacional e internacional. A visibilidade nacional das revistas foi estudada através da conferência de indexação no Index das Revistas Médicas Portuguesas e na SciELO Portugal. A verificação da visibilidade internacional constatou-se por meio da análise da indexação das revistas nas bases de dados: Journal Citation Reports; Index Medicus/MEDLINE; Sistema Latindex e SCImago Journal and Country Rank. A relação entre os critérios de edição e a visibilidade da população de revistas foi examinada através do coeficiente de correlação linear R de Pearson.

Resultados: O estudo revelou que a média global de cumprimento de critérios pelas revistas analisadas situa-se nos 91%. A visibilidade média da população é de 24%. Confirma-se a hipótese que os critérios de edição se relacionam com a visibilidade de uma população de revistas científicas de saúde portuguesas. O valor obtido do coeficiente de correlação linear R de Pearson entre a variável critérios de edição e a variável visibilidade de uma população de revistas de saúde portuguesas foi de r = 0,39, o que indica uma associação linear positiva fraca.

Discussão: Trata-se do primeiro estudo em Portugal que relaciona o cumprimento de critérios de qualidade editorial com a visibilidade nacional e internacional de revistas da área da saúde. Os resultados da investigação apresentam semelhanças com os dados da literatura de referência de estudos realizados sobre revistas científicas mexicanas, argentinas e espanholas.  

Conclusões: A visibilidade internacional das revistas analisadas é escassa, não obstante o elevado cumprimento de critérios de qualidade editorial. Tal demonstra a necessidade de serem desenvolvidas competências complementares como, por exemplo, a profissionalização da gestão editorial, a capacidade de atração da revista e o desenvolvimento de critérios de qualidade científica.

Biografia Autor

Anabela Venâncio Henriques, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, Portugal

Anabela dos Anjos Fernandes Venâncio Henriques nasceu em Coimbra em 1970. É doutorada em Ciências Documentais pela Universidade de Alcalá, Madrid, em setembro de 2017. Mestre em Ciências Documentais pela Universidade de Alcalá, Madrid, em setembro de 2011. Licenciada em Sociologia pela Universidade da Beira Interior, pós-graduada em Ciências Documentais, opção em Documentação e Biblioteca, pela Universidade de Coimbra. Possui o curso de Inglês da International House. Prestou serviço na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra no período de 1 de Dezembro de 1998 a 31 de Maio de 1999, entre 30 de março de 1999 e 26 de março de 2001 trabalhou como Técnica Superior da área de Biblioteca e Documentação na Biblioteca Municipal de Mortágua, desde 03 de dezembro de 2001 exerce funções como Técnica Superior Coordenadora da Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.

 

Downloads

Publicado

2020-12-15