Atuação da Biblioteca do Instituto do Cérebro da UFRN junto à visibilidade da produção científica de seus investigadores

Autores

  • Débora Costa Araújo Doutoramento em Ciência da Informação - Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra
  • Ismael Soares Pereira Instituto do Cérebro - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Acesso à informação, Repositório Institucional, Comunicação científica

Resumo

Introdução: O papel da biblioteca especializada não está limitado somente a gestão do acervo físico, mas também de promover a visibilidade da produção científica de seus investigadores, pois, de acordo com Costa, Leite e Tavares (2018), para que a ciência cumpra seu papel na sociedade e atinja seu significado, seus resultados precisam ser disseminados e divulgados.

Atenta a esse contexto, a Biblioteca Setorial Árvore do Conhecimento, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN) – unidade acadêmica especializada em neurociências - adotou a prática de gestão da produção intelectual dos seus investigadores no repositório institucional que, segundo Silva, Sousa e Monteiro (2018), é uma ferramenta que gera visibilidade e agilidade na recuperação da informação disposta em diversos formatos. Junto a isso, também apoia os investigadores na promoção de eventos científicos e de extensão universitária, cujo objetivo é comunicar aos acadêmicos e ao público leigo o que é produzido no Instituto.

Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar as ações de visibilidade da produção científica dos investigadores do ICe-UFRN, desenvolvidas pela Biblioteca Setorial Árvore do Conhecimento.

Método: Para povoar a coleção do ICe-UFRN no repositório realizou-se, primeiramente, o levantamento dos artigos publicados pelos docentes a partir da data de entrada de cada um na Instituição. Em seguida, selecionou-se as publicações que poderiam ser inseridas no repositório, conforme as políticas de arquivamento das revistas. A partir de então, monitora-se semanalmente a produção científica dos pesquisadores a fim de manter atualizada coleção do ICe-UFRN no repositório e gerar estatísticas de impacto confiáveis – tais como: quantidade de artigos publicados por ano, média do fator de impacto e número de citações recebidas – capazes de auxiliar a direção do Instituto na tomada de decisões.

Quanto à organização dos eventos de divulgação científica, a atuação da Biblioteca compreende tarefas que englobam o planejamento, a divulgação, a organização e todo o suporte logístico.

Resultados: A coleção do Instituto do Cérebro no repositório Institucional da UFRN é composta, até o presente momento, por: 347 artigos científicos, 4 capítulos de livro, 9 dissertações e teses defendidas em outras instituições, 2 livros eletrônicos e 31 trabalhos apresentados em eventos.

A Biblioteca atuou na organização de mais de 30 eventos de 2013 a 2019, com a participação de mais de 20 mil pessoas. Dentre esses, destacam-se o House Symposium e a Semana do Cérebro. Ambos ocorrem anualmente, sendo o primeiro destinado à comunidade acadêmica pois tem por objetivo divulgar as mais recentes descobertas neurocientíficas do ICe para a UFRN e para os demais grupos de pesquisa em temas afins do Brasil. A Semana do Cérebro, por sua vez, busca apresentar os resultados científicos à comunidade geral de forma lúdica e prática por meio de linguagem acessível, levando diversos experimentos que permitem a interação com o público. Geralmente, esse evento é realizado em escolas públicas e comunidades carentes.

Conclusões: É possível perceber, portanto, que a atuação das bibliotecas não se limita aos serviços oferecidos dentro de seus espaços físicos. Podendo atuar de forma ativa na disseminação e divulgação do conhecimento científico. Promovendo assim, a visibilidade da produção científica dos investigadores.

Biografias Autor

Débora Costa Araújo, Doutoramento em Ciência da Informação - Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra

Bibliotecária - Instituto do Cérebro - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestre em Design - Universidade Federal do Rio Grande do NorteN - Brasil

Ismael Soares Pereira, Instituto do Cérebro - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bibliotecário - Instituto do Cérebro - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Referências

Silva EM, Sousa MRF, Monteiro SA. Arquitetura da informação em repositórios institucionais: desafios e perspectivas. Investig Bibl. 2018 Jul-Set;32(76):45-61.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto do Cérebro. Quem Somos [Internet]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto do Cérebro; 2015 [citado em: 26 dez 2019]. Disponível em: https://neuro.ufrn.br/instituto/quemsomos.

Costa SMS, Leite FCL, Tavares RB, organizadores. Comunicação da Ciência, gestão da informação e gestão do conhecimento. Brasília: IBICT; 2018. Capítulo 5, Padrões de comunicação em diferentes comunidades científicas; p. 145-59.

Downloads

Publicado

2020-12-15