Literacia em saúde e capacitação dos profissionais de saúde: o modelo de comunicação em saúde ACP

Autores

  • Cristina Vaz de Almeida PHD Student ISCSP-UL

Palavras-chave:

Literacia em saude, Comunicação em Saúde, competências de comunicação em saúde, Modelo ACP

Resumo

 

Introdução

 

A comunicação é uma condição sine qua non para a vida humana e para a ordem social (Watzlawick, Beavin & Jackson, 1967, p. 13) e toda a comunicação afeta o comportamento humano (p. 19), incluindo a saúde. A prática de boas competências de comunicação influi numa relação significativa e confiável entre os seus intervenientes, em concreto os profissionais de saúde e os seus pacientes (Ranjan, Kumari & Chakrawarty, 2015, p. 1). Os modelos de comunicação em saúde não se centram especificamente, no conteúdo das competências de comunicação necessárias na relação terapêutica.

Este estudo centra-se no contributo interdependente e agregado de competências de comunicação do Modelo ACP – Assertividade, Clareza e Positividade.

 

Objetivos

O contributo das competências de comunicação, utilizadas no contexto da relação terapêutica pelos profissionais da área da saúde, concretamente médicos e enfermeiros, junto dos pacientes, potenciando a sua literacia em saúde.

 

Métodos

O estudo transversal qualitativo integrou 15 focus group com profissionais de saúde e a aplicação de um questionário a 400 enfermeiros hospitalares e a 45 médicos de Medicina Geral e Familiar sobre o desenvolvimento de competências de comunicação em saúde, em particular para validar o Modelod e Comunicação em saúde ACP, mais resumidamente chamado de “Modelo ACP” (Belim & Vaz de Almeida, 2018).

 

 

Resultados

Os resultados demonstram uma forte convicção de todos os profissionais de saúde na necessidade de desenvolvimento de competências de comunicação entre os profissionais de saúde. O Modelo ACP foi validado por todos os participantes dos focus group e resultou numa clara confirmação da importância destas competências de comunicação em saúde ao longo da relação terapêutica.

 

Conclusão

As guidelines de suporte aos profissionais de saúde, em particular em competências de comunicação em saúde, consubstanciadas no Modelo ACP permitem-lhes uma melhoria das suas competências (Hulsman, 2009).

 

 

Palavras-chave: Comunicação; Literacia Em Saúde; Relação Terapêutica;

 

 

 

Referências

Referencias bibliográficas:

Belim, C., & Vaz de Almeida, C. (2017). Healthy thanks to communication: A model of communication competences to optimize health literacy: Assertiveness, clear language, and positivity. In V. E. Papalois & M. Theodospoulous (Eds.), Optimizing health literacy for improved clinical practices (pp. 124-152). Hershey, PA: IGI Global.

Hulsman, R. L., Smets, E.M A, Karemaker, J.M., & de Haes, H. J.C.J.M. (2011). The psychophysiology of medical communication. Linking two worlds of research, Patient Education & Counseling, 84 420-427

Ranjan, P., Kumari, A., & Chakrawarty, A. (2015). How can doctors improve their communication skills? Journal of Clinical and Diagnostic Research, 9(3), JE01-4.

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Watzlawick, P., Beavin, J., H., & Jackson, D. D. (1967). Pragmática da comunicação humana: Um estudo dos padrões, patologias e paradoxo da interação. São Paulo: Ed. Cultrix.

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Publicado

2020-12-15