Contributos da biblioterapia para o bem-estar: um estudo de caso
Palavras-chave:
Biblioterapia, Idosos, Desenvolvimento pessoal, Bem-estar, Saúde, ComunicaçãoResumo
Introdução:
Biblioterapia é um termo que deriva de duas palavras gregas biblíon (livro) e therapeía (terapia), o que resulta na terapia através de livros. Esta terapia pretende, através da leitura de livros de ficção ou de autoajuda, individualmente ou em grupo, facultar uma experiência saudável ou permitir um desenvolvimento pessoal, em qualquer idade do ciclo vital, com vertentes preventiva, promotora de bem-estar e terapêutica1. A biblioterapia é um processo interativo, numa integração bem-sucedida de sentimentos, valores e ações, visando um processo harmónico e equilibrado de crescimento e desenvolvimento pessoal2.
Para uma seleção adequada dos textos que servem de base à leitura terapêutica, o género narrativo da literatura parece mais viável ao leitor, para encontrar uma projeção íntima de si nas personagens que vivem nestes textos, tendo em conta as particularidades de cada pessoa1.
O bem-estar tem uma perspetiva holística, num conceito global de saúde, através do bem-estar físico, social, mental, cultural e espiritual, sendo alcançado na cooperação de várias áreas do conhecimento onde a biblioterapia tem potencialidade para colaborar no desenvolvimento e equilíbrio do ser humano1.
Objetivos:
Compreender a importância da biblioterapia na sua vertente de desenvolvimento pessoal e o contributo do bibliotecário/profissional de informação para assegurar o bem-estar do indivíduo através da leitura. Debate-se a expressão “biblioterapeuta” e “facilitador” e argumentam-se as razões pela seleção deste último descritivo para a função do bibliotecário que apoia na interação com os livros, presta ajuda informacional, orienta e guia na leitura.
Estudo do Projeto “Voluntários da Leitura”, um projeto que visa a promoção da leitura para pessoas idosas em Lares/Centros de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), onde as bibliotecárias fazem sessões de leitura em voz alta de um texto, destinando 30 minutos para a leitura e outros 30 minutos na obtenção de feedback, através da partilha de opiniões entre o grupo de idosos.
Método:
Estudo qualitativo, transversal, com amostra por conveniência, por observação e relato, com aplicação de um breve questionário de satisfação onde se avalia a compreensão e as emoções dos idosos de quatro Lares/Centros de dia da SCML.
Resultados:
De uma avaliação prévia direta entre as bibliotecárias e os idosos, os resultados deste projeto têm sido positivos nos seguintes aspetos: agrado geral da experiência, enriquecimento cultural, desenvolvimento pessoal e sensação de bem-estar. A validação será efetuada pelos resultados de um questionário em execução.
Conclusão:
Na biblioterapia do desenvolvimento considera-se que o livro contribui para o tratamento terapêutico, sendo exterior ao leitor. A terapia ocorre pelo próprio texto, com diferentes interpretações pelos diferentes sujeitos3.
A biblioterapia surge para os bibliotecários/profissionais de informação, como uma área emergente e transversal de intervenção da biblioteconomia, podendo ser aplicada em variados tipos de utilizadores, contribuindo para o seu bem-estar, especialmente em pessoas idosas e/ou solitárias, com a fim de bem-estar, humanização e harmonia do ser humano3.
Referências
Abreu A; Zulueta M; Henriques A. Biblioterapia: estado da questão [Internet]. Cadernos BAD. 2013 [citado 2019 Dez 7];1/2:96-111. Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1033/1049
Ferreira D. Biblioterapia: uma prática para o desenvolvimento pessoal [Internet]. Educ Tem Digital. 2003 Jun [citado 2019 Dez 7];4(2):35-47. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/620
Caldin, C. A leitura como função terapêutica: Biblioterapia [Internet]. R.Eletr.Bibliotecon. Ci. Inf. 2001 [citado 2019 Dez 7];6(12):32-44. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2001v6n12p32/5200