Planejamento educacional na modalidade online aplicado a área da saúde: relato de experiência

Autores

  • Elisabeth Biruel Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil

Resumo

A modalidade de ensino online tem se consolidado como um meio de instrução, aperfeiçoamento e aprendizagem que vem sendo aplicado de forma massiva, apresentando um grande alcance, inclusive na área da saúde. Essa modalidade constitui-se como parte de um processo de inovação educacional mais abrangente, integrando as novas tecnologias de informação e comunicação no planejamento e projetos educacionais, uma modalidade que se revela mais flexível, apoiada na autonomia individual e liberdade de acesso.

O desafio que se apresenta nesta modalidade é a aplicação de metodologias com maior nível de engajamento, enriquecendo e potencializando o processo de ensino-aprendizagem, a fim de sensibilizar os trabalhadores no desenvolvimento de uma postura crítica e comprometida com os usuários e na melhora das práticas em saúde.

No tema proposto apresentamos a experiência e o desafio da BIREME/OPAS/OMS como um Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde no planejamento de cursos, gestão de repositórios e acesso aberto recursos educacionais, a fim de promover redes colaborativas, solidárias e comprometidas com a saúde.

Downloads

Publicado

2018-07-11

Edição

Secção

Comunicações