A literacia na promoção da saúde: contextos e processo de aprendizagem

Autores

  • Isabel Loureiro Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Resumo

A Literacia constitui a base da capacidade de cada um e da sociedade para lidar com os desafios da vida.

A Educação para a Saúde bebe das metodologias pedagógicas que estimulem e estruturem o conhecimento e as potencialidades para escolher as melhores práticas conducentes à Saúde, entendida como a capacidade de disfrutar a liberdade de ser, ter um projeto de vida e ser capaz de lidar com a adversidade.

Literacia em Saúde será o resultado das várias intervenções nos diversos contextos – família, escola, serviços de saúde, comunidade – destinadas a habilitar para navegar, interagir e usar adequadamente o sistema. Empowerment vai para além das competências, da interação e análise crítica. Exige também intervenção política e ética nos processos de mudança e transformação social, inerentes à Promoção da Saúde.

Investir na literacia em saúde e na Saúde em Todas as Políticas é um compromisso nacional imprescindível para a Transformação do nosso Mundo: a Agenda 2030 para um Desenvolvimento Sustentável. A cada um de nós cabe a vontade para melhorar os comportamentos, influenciar as políticas e encontrar as oportunidades para contribuir para melhores níveis de educação e de saúde junto das comunidades a que pertencemos.

Downloads

Publicado

2018-07-02

Edição

Secção

Comunicações