O Serviço de Descoberta da Biblioteca do Centro Hospitalar do Porto
Palavras-chave:
, Discovery Service CHP, Digital Library CHP, Personalization, Management, Centro Hospitalar do PortoResumo
O Centro Hospitalar do Porto (CHP) assina uma ferramenta designada de serviço de descoberta, que permite à Biblioteca gerir o acesso e a pesquisa integrada em inúmeras fontes de informação fidedignas, da área médica e ciências afins, subscritas e em livre acesso na web, assim como, a possibilidade de informar a comunidade do CHP sobre todos os serviços prestados e os recursos bibliográficos que disponibiliza.
Considerando que a plataforma foi personalizada de acordo com as áreas de interesse da Biblioteca do CHP e indo de encontro às necessidades dos seus utilizadores, internamente o serviço de descoberta designa-se também por “Biblioteca Digital", e encontra-se acessível em todos os computadores do hospital, via Portal Interno. A curto-médio prazo deverá ser possível o acesso remoto.
A implementação do serviço de descoberta teve como principais objetivos:
- Tornar a pesquisa e a recuperação de informação mais eficaz e eficiente, porque permite que a mesma se processe de modo integrado, em várias fontes documentais ou recursos bibliográficos simultaneamente;
- Prestar um serviço de excelência aos utilizadores, que diariamente recorrem ao serviço, para obterem as melhores respostas, com rapidez e credibilidade, para suporte à prática e decisão clínicas, investigação e afins.
Para alcançar os objetivos mencionados, e tendo por base experiências limitadoras no acesso a alguns conteúdos bibliográficos de referência, a Biblioteca apresentou várias sugestões à equipa de suporte da ferramenta, tais como:
- Ligação a mais fontes de informação relevantes e exclusão de outras sem afinidade com as ciências da saúde;
- Adaptação da interface de pesquisa predefinida, tornando-a mais amigável e intuitiva, de modo a agilizar todo o processo de pesquisa e recuperação de informação; e a
- Criação de um formulário “em linha”, para que, no momento da pesquisa e obtenção de resultados sem acesso ao texto integral, o mesmo se apresente já pré preenchido com os vários metadados: DOI, PMID, Título, Publicação, Autor, etc., e formatado para pedidos diretos à Biblioteca.
De forma a divulgar o Serviço, e uma vez que ainda se encontra em desenvolvimento a homepage do departamento, foi criada, no layout da plataforma, uma área dedicada à apresentação da Biblioteca, onde se pode consultar, entre outra informação: os serviços prestados, as coleções, documentos normativos e o Guia do Utilizador.
Como resultado do trabalho já desenvolvido, obteve-se uma interface única e consistente com um ponto de acesso integrado, que permite a realização de pesquisas (simples ou avançada) em conteúdos pré definidos, de recursos subscritos e em livre acesso, e que atende às necessidades dos utilizadores menos familiarizados com as técnicas de pesquisa ou aos utilizadores mais experientes que já dominam outras plataformas.
Tendo em conta que, ainda se verificam algumas inconformidades e erros na resposta à pesquisa, que é preciso melhorar ou corrigir, a plataforma da “Biblioteca Digital” do CHP continua em constante intervenção e atualização. À semelhança de outras plataformas, esta será também influenciada pela evolução tecnológica e consequentemente irá sendo adaptada às necessidades dos seus utilizadores – um público cada vez mais exigente!
Palavras-chave: Serviço Descoberta CHP; Biblioteca Digital CHP; Personalização; Gestão; Centro Hospitalar do Porto
Abstract
The Centro Hospitalar do Porto (CHP) has subscribed to a tool designated discovery service, which allows the Library to manage access and integrated research in numerous reliable sources of information in the medical field and related sciences, subscribed and freely accessible on the web, as well as the possibility of informing the CHP community about all the services provided and the bibliographic resources that integrate their collections.
Considering that the platform was customized according to the areas of interest of the CHP Library and meeting the needs of its users, internally the discovery service is also called "Digital Library", and is accessible on all computers of the hospital, via Internal Portal. In the short-medium term, remote access should be possible.
The implementation of the discovery service had as main purposes:
- Make research and retrieval of information more efficient and effective, because it allows it to be processed in an integrated way, in several documentary sources or bibliographic resources simultaneously;
- Provide a service of excellence to users, who use the service on a daily basis, to obtain the best answers, with credibility and speed, to support clinical practice and decision making, research and others.
In order to achieve the mentioned objectives, and based on limited experiences in accessing some reference bibliographical contents, the Library presented several suggestions to the tool´s support team, such as:
- Connecting to more relevant information sources and exclusion of others, without affinity with the health sciences;
- Adapting the predefined search interface, making it more user-friendly and intuitive, in order to streamline the entire information retrieval and retrieval process; and the
- Creation of an online form, so that, at the moment of research and obtaining results without access to the full text, it is already pre-filled with the various metadata: DOI, PMID, Title, Publication, Author, etc. ., and formatted for direct orders to the Library.
In order to announce the Service, and since the department's homepage is still under development, an area dedicated to the presentation of the Library was created in the layout of the platform, where you can consult, among other information: services provided, the collections, normative documents and the User's Guide.
As a result of the work already developed, a unique and consistent interface was obtained with an integrated access point, which allows simple or advanced searches to be carried out on pre-defined contents, subscribed resources and in free access, and that meets the needs of the users less familiar with search techniques, or to more experienced users who already conquer many search tools.
Given that there are still some inconsistencies and errors in the response to the research, which needs to be improved or corrected, the CHP's "Digital Library" platform is in continuous intervention and updating. Like other platforms, it will also be influenced by technological developments and will, therefore, be adapted to the needs of its users - an increasingly demanding public!
Referências
Não se aplica.