Repositório do ISPA: contributos para a Ciência Aberta

Autores

  • Paulo Nunes ISPA - Instituto Universitário
  • Patrícia Santos ISPA - Instituto Universitário
  • Miguel Oliveira ISPA - Instituto Universitário

Palavras-chave:

Acesso Aberto, Ciência Aberta, Repositório, Estatísticas, Indicadores de desempenho, Biblioteca universitária

Resumo

Introdução: Todos os anos no mês de outubro, o Centro de Documentação participa com a equipa do Repositório na Semana Internacional de Acesso Aberto, através de um conjunto de iniciativas e atividades. Uma das atividades visa desenvolver um estudo com dados sobre a evolução do repositório institucional. Este estudo é afixado, em formato de póster, durante um ano na sala de informática, depositado no repositório e difundido através do microsite a toda a comunidade académica. Trata-se de uma iniciativa que visa comunicar a importância dos repositórios institucionais de acesso aberto como sistemas de informação no modelo de difusão e publicação de conhecimento científico. Com o presente póster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA (2009-2017) e seus contributos para a Ciência Aberta.

Objetivo: Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da difusão da evolução do repositório do ISPA, através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização.

Metodologia: Módulo de estatísticas do repositório do ISPA, através de análise descritiva de indicadores. 

Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 25 comunidades, 104 coleções e disponibiliza 5.729 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais e 40% teses e dissertações de mestrado). O número médio de depósitos por ano é de 636. A análise aos conteúdos permite-nos constatar que, no ano de 2017, foi atingido o número mágico de um milhão de downloads, sendo a maioria – 75% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são: João Marôco, Vítor Almada, Isabel Leal e Rui Oliveira. As comunidades que contemplam mais documentos são: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Psicologia da Saúde. Na análise à utilização regista-se que os três títulos de artigos com maior número de downloads são: Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? (24.130); Sport sponsorship: The relationship between team loyalty, sponsorship awareness, attitude toward the sponsor, and purchase intentions (16.401) e Estudos sobre a intervenção precoce em Portugal: Ideias dos especialistas, dos profissionais e das famílias (12.339). Por fim, os três autores de artigos com maior número de downloads são: João Marôco (70.876); Isabel Pereira Leal (34.176) e Teresa Garcia-Marques (33.274). O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 75% dos documentos estarem em acesso aberto, 20% em acesso restrito e 5% em acesso embargado.

Conclusões: A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O trabalho apresentado procura contribuir para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação em ciência. Acreditamos que as palavras-chave «comunicação», «disseminação» e «impactos dos repositórios institucionais» são o presente no futuro, como garantia de qualidade no Acesso Aberto e nos contributos à Ciência Aberta.

Publicado

2018-03-24

Edição

Secção

Posters