A importância da linguagem no processo de melhoria da literacia em saúde do cidadão
Palavras-chave:
linguagem, educação, literacia em saúde, comunicaçãoResumo
A linguagem é um veículo que permite uma interacção dinâmica nos processo de comunicação e de melhoria da literacia em saúde do cidadão. Melhorar o processo de linguagem das pessoas menos literadas beneficia os resultados. Existem evidências que existem categorias sociais em que mais de 60% dos indivíduos registam níveis de literacia limitados “problemático” ou “inadequado”.
O artigo visa demonstrar os diferentes processo de assimilação da linguagem, desde o processo lógico até ao processo de inferência e as diferenças entre os bons e os maus leitores
Referências
Castro-Caldas A., Petersson KM ,Reis A, Stone-ElanderS, and Ingva M. The illiterate brain Learning to read and write during childhood influences the functional organization of the adult brain. Brain. 1998; 121: 1053–1063.
Cegala DJ. An exploration of factors promoting patient participation in Primary Care Medical Interviews. Health Communication. 2011; 26: 427-436.
Cegala DJ., McNeilis KS, Mcgee DS. A study of doctors and Patients perceptions of Information Processing and Communication Competence During the Medical Interview. Health Communication. 1995; 7 (3); 179-203.
Centers for Disease Control and Prevention.Health communication basics. Division of Public Affairs (DPA), Office of the Associate Director for Communication (OADC). 2011; Retrieved from: http://www.cdc.gov/healthcommunication/healthbasics/whatishc.html
Chant S., Jenkinson T., RandleJ., & Russell G. Communication skills: some problems in nursing education and practice. Journal of Clinical Nursing. 2002; 11(1): 12-21.
Doak CC., Doak L, Roo JH. Teaching Patients with low literacy. 2ªed. JB Lipincott Company. Filadelfia: 1996.