Divulgação e avaliação do trabalho científico – sensibilidades e práticas de investigadores portugueses da área da saúde

Autores

  • Sílvia Cardoso Escola Superior de Saúde de Santa Maria
  • Patrícia Almeida Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Acesso aberto, Ciência aberta, Métricas alternativas

Resumo

Num contexto de Acesso Aberto à informação e de acess revolution (1), os investigadores libertam-se de um meio fechado e, muitas vezes, pago, para produzir Ciência num ambiente livre e aberto a todos os públicos. Esta é a chamada Ciência Aberta, uma infraestrutura pragmática, pública e democrática (2). Aqui, existe partilha de conhecimento entre a comunidade científica, a sociedade e as empresas, com consequente ampliação do reconhecimento e do impacto social e económico da Ciência (3). Assim, entre diversas vantagens para os investigadores e para as instituições, a Ciência Aberta veio concretizar novos meios de divulgação e de avaliação do trabalho científico, nomeadamente através de altmetrics ou métricas alternativas, em português. Com estas métricas, é possível obter informação sobre o alcance e o uso de trabalhos científicos, que seriam muito difíceis ou até impossíveis de alcançar através dos métodos tradicionais (4). Daí que as métricas alternativas constituam um contributo significativo para a construção de um novo paradigma avaliativo em Ciência Aberta. Neste âmbito, em Portugal e nos últimos anos, registam-se progressos significativos, havendo diversas instituições académicas a dinamizar ações de sensibilização e de informação nas suas comunidades.

Com este enquadramento, mostra-se pertinente um estudo que tenha por objetivo aferir a sensibilidade e as práticas de investigadores portugueses, no que toca à divulgação e avaliação do seu trabalho em Ciência Aberta. Para tal, selecionaram-se, como amostra por conveniência, os professores dos cursos de Licenciatura em Enfermagem e em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Porto), onde um estudo de caso foi realizado. Em outubro de 2017, a biblioteca desta instituição de ensino levou a cabo uma iniciativa alusiva à Semana Internacional do Acesso Aberto, no sentido de sensibilizar e informar a comunidade académica sobre a importância da Ciência Aberta. Com este antecedente, foi pedido aos professores desta escola que respondessem a um pequeno questionário sobre esta temática. Neste trabalho e após uma introdução sobre Acesso Aberto, Ciência Aberta e métricas alternativas, serão analisados os resultados do questionário (em curso no momento presente) e obtidas conclusões de caráter probabilístico sobre as sensibilidades e as práticas de investigadores portugueses da área da saúde. Considera-se que os resultados desta investigação terão potencial informativo e poderão ser norteadores de futuras ações e investimentos em Ciência Aberta.

Biografias Autor

Sílvia Cardoso, Escola Superior de Saúde de Santa Maria

Sílvia CARDOSO. Bibliotecária responsável pela Biblioteca da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, no Porto. Licenciada em História pela Universidade do Porto, pós-graduada em Ciência da Informação, variante Bibliotecas e Centros de Documentação, pela Universidade Portucalense e mestre em Educação e Bibliotecas pela mesma instituição.  Com o seu estudo sobre o estereótipo do bibliotecário em Portugal, ganhou o Prémio Raul Proença 2014, uma distinção nacional aos trabalhos realizados no âmbito da Biblioteconomia, da Arquivística e da Ciência da Informação, e atribuído pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Patrícia Almeida, Universidade de Coimbra

Patrícia de ALMEIDA. Professora, bibliotecária e doutoranda em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e pós-graduada em Leitura, Aprendizagem e Integração das Bibliotecas nas Atividades Educativas pela Universidade do Porto; mestre em Educação e Bibliotecas pela Universidade Portucalense. Os seus interesses de investigação abordam as áreas da biblioteconomia e da organização e gestão da informação e do conhecimento, tendo trabalhos publicados e participações em congressos internacionais na área da Ciência da Informação.

Referências

Suber P. Open Access [Internet]. SAE Technical Papers. 2012. 173 p. Available from: https://mitpress.mit.edu/sites/default/files/titles/content/9780262517638_Open_Access_PDF_Version.pdf%5Cnhttp://cyber.law.harvard.edu/hoap/Open_Access_(the_book)

Borges MM. “Christmas is over”... Is Spring coming?: a publicação da ciência em Acesso Aberto. In: XII Jornadas APDIS - Investigação, Inovação, Intervenção: Partilha de Conhecimento em Saúde [Internet]. Coimbra; 2016. Available from: http://apdis.pt/publicacoes/index.php/jornadas/article/view/150

Ministério da Ciência T e ES. Ciência Aberta | SOBRE CIÊNCIA ABERTA [Internet]. 2016 [cited 2017 Dec 9]. Available from: http://www.ciencia-aberta.pt/sobre-ciencia-aberta

Souza IVP. Altmetria ou métricas alternativas: conceitos e principais características. AtoZ novas práticas em informação e conhecimento. 2015;4(2):58–60.

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Publicado

2018-04-23

Edição

Secção

Comunicações