Conhecer para melhorar – Avaliação da Satisfação e Expectativas dos Utilizadores para Apoio à Tomada de Decisão. O caso da Biblioteca-CDI da FMUL.

Autores

  • Susana Oliveira Henriques Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Maria João Paulo Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Maria Lurdes Barata Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Gestão de Bibliotecas, Gestão da Qualidade, Indicadores de Qualidade, Satisfação de Utilizadores.

Resumo

A gestão da Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), integrada no contexto do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), exige uma enorme capacidade de resposta face às necessidades e expetativas dos utilizadores das três instituições envolvidas – a FMUL, o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e o Hospital de Santa Maria (HSM). Considerando esta realidade tri-institucional em que se preconiza uma cultura de qualidade e de compromisso com o utilizador, a distribuição de questionários de avaliação, reveste-se da maior importância enquanto ferramenta de apoio à gestão e tomada de decisão.

Partindo da análise dos resultados obtidos nos questionários de avaliação da satisfação e expetativas dos utilizadores da Biblioteca-CDI, distribuídos em 2014/2015 para avaliação dos serviços e recursos disponíveis e do programa de formação em Literacia da Informação, apresentam-se alguns indicadores considerados de maior relevância para apoio à gestão e tomada de decisão. Dos parâmetros avaliados, por uma questão estratégica, para além do grau de satisfação que se revelou bastante positivo em todos os questionários, importa agora analisar os perfis de utilizador e os comentários e sugestões recebidas.

Os dados recolhidos apresentam fortes evidências de que o papel da Biblioteca-CDI continua a ser reconhecido, revelando-se essencial para o apoio ao ensino, investigação e prática clínica no CAML, sendo no entanto necessária uma constante aposta no desenvolvimento e valorização dos recursos e serviços disponíveis. Ao nível da estratégia de comunicação e marketing, por exemplo, importa o desenvolvimento de novas dinâmicas, tendo-se verificado que algumas das sugestões recolhidas, remetem para a aquisição de recursos e implementação de serviços já disponíveis para toda a comunidade CAML. Por outro lado, reforça-se a perceção empírica de que a biblioteca enquanto espaço físico continua a ser uma necessidade maior, devendo coexistir com os recursos digitais num modelo que se quer cada vez mais híbrido. Também ao nível dos programas de formação para o desenvolvimento de competências em Literacia da Informação, identificam-se caminhos futuros que forçosamente devem passar pelo reforço desta área junto dos alunos dos primeiros anos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), minimizando o impacto das lacunas ainda verificadas a este nível, nas etapas finais do percurso académico – formação pós-graduada.

Em conclusão, reconhece-se a importância dos questionários de avaliação enquanto ferramenta de apoio à gestão e decisão, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de se identificarem pontos fracos e ações de melhoria, pelo que futuramente o recurso a estes, deve alargar-se a outras áreas e serviços, potenciando a recolha de evidências e identificação de estratégias a desenvolver para o reforço da posição da Biblioteca-CDI no CAML.

Biografias Autor

Susana Oliveira Henriques, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Mestre em Ciências da Documentação e Informação - especialidade Biblioteconomia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integra o quadro de pessoal não docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, desde 1997, desempenhando funções na Biblioteca-CDI,  responsável pela coordenação técnica desde Janeiro de 2013. 

É docente livre da Unidade Curricular de Medicina Baseada na Evidência, e colabora com as Unidades Curriculares do Instituto de Formação Avançada da FMUL (Mestrados/Doutoramentos), com o módulo: Recuperação e Gestão da Informação em Saúde, nível I e II.  

Participa em diversos grupos de trabalho na ULisboa e em Organismos Externos: dos quais se destacam o concelho de Bibliotecas SIBUL; o senado da ULisboa no qual é membro suplente em representação dos trabalhadores não docentes da FMUL, para o período de 2013-2014; é membro da Comissão Paritária da Faculdade de Medicina da ULisboa para o período de 2012-2014; integra o grupo de "Avaliação Interna e Garantia da Qualidade" da FMUL e equipa do projecto de Responsabilidade Social da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Faculdade de Ajudar; colaborou com a equipa de avaliação bibliométrica da Produção Científica da Universidade de Lisboa em parceria com a Universidade de Leiden, para o período de 2000-2009. É membro da direcção da Associação Portuguesa de Documentação e Informação em Saúde -APDIS, eleita para o triénio 2012 - 2014, na qualidade de secretária, e membro do International Council da European Association for Health Information Libraries - EAHIL, eleita em representação de Portugal para o biénio 2013 - 2014.

Maria João Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Licenciada em Sociologia, a desempenhar funções no serviço de referência da Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Maria Lurdes Barata, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Pós-graduada em Ciências da Informação e Documentação a desempenhar funções no serviço de referência da Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

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Publicado

2016-06-16