Ambiente e saúde: coerência e estratégias de sustentabilidade ambiental em sistemas de informação

Autores

  • Sandra Moura Dias Universidade de Lisboa Faculdade de Letras

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade ambiental, Bibliotecas Verdes, Biblioteca global, Saúde ambiental

Resumo

A comunicação apresenta a investigação decorrida no âmbito do mestrado em Ciências da Documentação e Informação, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 2014-2015, sobre práticas ambientalmente sustentáveis no seio das bibliotecas públicas portuguesas. O estudo contribuiu para o levantamento de critérios e procedimentos ambientais passíveis de aplicabilidade ao universo biblioteconómico, os quais se pretende agora partilhar. Os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, traçados pela Organização Mundial das Nações Unidas para a Agenda 2030, definida em setembro de 2015, surgem em consonância com a proposta da IFLA (International Federation of Libraries Association) que promove a inclusão dos serviços de informação como intermediários no caminho para a sustentabilidade. O desafio é pensar a ideia de «biblioteca global» como a nova «biblioteca do século XXI», que denota preocupação sobre as questões ambientais da atualidade e que age em conformidade ao estabelecer pontes entre as condições do ambiente e o bem-estar das populações e as comunidades que serve. Como conclusão propõe-se uma reflexão sobre estas linhas de ação e sua aplicação no contexto dos serviços de informação em saúde.

Biografia Autor

Sandra Moura Dias, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras

Mestre em Ciências da Documentação e Informação, pós graduada em Ciências Documentais e licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Bibliotecária responsável pelo Centro de Documentação e Informação Avelar Brotero - Biblioteca especializada em Ambiente - Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Loures até início de 2016. Encontra-se atualmente na Área de Bibliotecas do município para integrar a nova Biblioteca Pública Municipal Ary dos Santos – a inaugurar em Sacavém.

Exerceu funções na área de centros de documentação e informação desde 1996.

Desde 2010 que se dedica ao estudo da informação ambiental como pilar para a integração das bibliotecas na visão para o desenvolvimento sustentável e na Agenda pós-2015 das Nações Unidas. Membro do ENSULIB - Environmental Sustainability and Libraries (ENSULIB) (SIG) e colaboradora para a avaliação de comunicações no âmbito do congresso da IFLA 2016 - tema em sustentabilidade “Green Libraries - Together, for All” - Ohio (EUA).

 

 

Publicado

2016-06-13