Avalição de revisões sistemáticas sobre amamentação e saúde da criança a partir de um estudo bibliométrico

Autores

  • Martha Silvia Martinez-Silveira Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz
  • Cícera Henrique da Silva Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
  • Josué Laguardia Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Palavras-chave:

Medicina Baseada em Evidências, Avaliação Crítica da Literatura, Revisão Sistemática

Resumo

Introdução – As revisões sistemáticas são consideradas eficientes para gerar evidências científicas de alto nível para as decisões de saúde. Sua importância se percebe pela crescente produção e utilização nas guias das práticas médicas e recomendações de saúde. Estas recomendações, elaboradas por instituições de reconhecida influência, orientam o comportamento e ações de saúde da população com base nas evidências científicas. É possível que as revisões sistemáticas constituam o material básico para sua elaboração, porém sua qualidade deve ser questionada e avaliada para garantir o valor de tais evidências. Objetivo – Investigar a qualidade metodológica das revisões sistemáticas citadas nas recomendações de saúde de instituições nacionais e internacionais sobre amamentação e saúde da criança. Métodos – Foram identificadas as recomendações do Brasil, Canadá e Estados Unidos e de instituições internacionais nos sites e feita a coleta das revisões citadas. Foi avaliada de forma dupla e cega a qualidade metodológica destas revisões, usando a ferramenta Amstar. Resultados – Trinta revisões estavam citadas nas 101 recomendações selecionadas. Quarenta delas não tinham citado nenhuma revisão sistemática do tema e somente quatro revisões foram citadas em mais de cinco recomendações. Vinte e seis (87%) revisões sistemáticas citadas eram de qualidade média, quatro (13%) baixa e nenhuma de qualidade alta. Conclusão – As revisões sistemáticas foram escassamente citadas nas recomendações e são de qualidade moderada. Poucas revisões se converteram em padrão de citação para o mesmo tema, mas não são atuais e nem de alta qualidade.

Biografias Autor

Martha Silvia Martinez-Silveira, Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz

Martha Silvia Martínez-Silveira é Licenciada en Bibliotecologia - Universidad de la Republica Oriental del Uruguay, com Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior - Universidade Católica do Salvador, Especialização em Educação Médica pelo método PBL - Universidade Salvador- UNIFACS, Mestrado em Ciência da Informação - Universidade Federal da Bahia, e  Doutorado em Ciências na área de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Fundação Oswaldo Cruz. É bibliotecária do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ desde 2006, onde atua também em grupos de pesquisas e de revisões sistemáticas. Professora colaboradora do programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFBA e  Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou na Universidade do Estado da Bahia e na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação como bibliotecária. Foi professora na Faculdade de Tecnologia e Ciências, Bahia, no Curso de Medicina. Faz parte do Grupo do grupo de pesquisa de Estudos de Informação e Avaliação em Ciência e Tecnologia em Saúde. Experiência em treinamento e capacitação de profissionais de saúde. Domínio de metodologias de pesquisas para Revisão Sistemática e Medicina Baseada em Evidências.

Cícera Henrique da Silva, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Cícera Henrique da Silva é graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UniRio, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Université d'Aix-Marseille III, França. Trabalhou como tecnologista na Divisão de Informação e Prospecção Tecnológica do Instituto Nacional de Tecnologia. Foi professora do Curso de Especialização em Inteligência Competitiva, convênio INT/IBICT/UFRJ e consultora de órgãos governamentais. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Icict, onde ocupou, de 2009 a 2013, o cargo de chefe do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, coordenou o Repositório Institucional da Fiocruz (Arca) até jan. 2014 e foi editora científica da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde - Reciis. No Icict, desde 2005, iniciou como docente e coordenadora-adjunta do curso de especialização lato sensu Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Integra os grupos de pesquisa Estudos de informação e avaliação em ciência e tecnologia e saúde e Patente, inovação e inteligência competitiva. Desde 2009, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS.

Josué Laguardia, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Josué Laguardia é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ . Atualmente é pesquisador do Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz onde exerce também o cargo de Vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico. É professor da Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS/ICICT. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Informação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: registros de ensaios clínicos, avaliação psicométrica de questionários, raça e educação online. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação de desempenho do sistema de saúde brasileiro e qualidade de vida relacionada à saúde.

Publicado

2016-06-13